A Região Metropolitana de Campinas (RMC) está na expectativa da abertura de cerca de 20 mil postos de trabalho temporário até dezembro no setor de bares e restaurantes, segundo projeção da Abrasel Regional Campinas. O período de seleção e contratação começa agora em outubro.
Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) aponta que 29% dos proprietários e bares e restaurantes pretendem contratar mão de obra até o final do ano para atender a alta no movimento com festas e confraternizações de empresas.
Na RMC existem cerca de 30 mil estabelecimentos (bares e restaurantes) em operação, dos quais 12 mil na cidade de Campinas. Levando em conta que cerca de 30% deles pretendem reforçar suas equipes, com uma média de dois funcionários por estabelecimento, isso significa 20 mil postos temporários para os meses de outubro, novembro e dezembro.
“É um número bastante expressivo de contratações para dar conta na alta das vendas que ocorre nos últimos meses do ano”, explica André Mandetta, presidente da Abrasel Campinas. Porém, ele lembra sobre a dificuldade do setor em preencher as vagas abertas.
“Ao longo de todo ano bares e restaurantes enfrentam dificuldades para preencher vagas fixas e, no caso de temporários, não acredito que seja diferente”, diz ele. Mandetta lembra que a pesquisa da Abrasel também aponta para essa dificuldade.
“Dos estabelecimentos que vão contratar, 89% consideram “difícil” ou “muito difícil” encontrar mão de obra qualificada. Além disso, 25% dos empreendedores enfrentam o desafio de encontrar pessoas interessadas em preencher as vagas”, acrescenta.
Bares e restaurantes da região já se movimentam para aumentar suas equipes. As etapas seleção e contratação já estão em curso. O objetivo de adiantar o processo é para que as casas tenham tempo hábil para treinar os novos colaboradores.
O Dom Brejas, de Campinas, é um exemplo dos estabelecimentos que já se preparam para iniciar as contratações. A casa que conta com 43 funcionários fixos vai abrir, a partir de outubro, dez vagas temporárias para atender a demanda de final de ano é temporada de verão. As vagas disponíveis são para funções como auxiliar de cozinha, auxiliar de garçom, auxiliar de limpeza, garçom, bartender e hostess (recepcionista).
Roger Franco Santana Ramos, gerente de Recursos Humanos do bar e restaurante explica que a exigência para as vagas é de que os candidatos tenham pelo menos seis meses de experiência.
Outro estabelecimento que vai reforçar sua equipe é o Banana Café Campinas. A projeção é de abertura de seis vagas temporárias, com início das contratações em outubro.
A rede de lanchonetes Lanchão Brasil, com 19 unidades na RMC, projeção contratar 57 temporários para o final de ano. “Em média, são três funcionários por loja, para a função de atendimento”, conta Roger Antonio Domingues, fundador da rede.
Segundo a pesquisa da Abrasel, dos 89% dos empresários que consideram “difícil” ou “muito difícil” encontrar mão de obra qualificada. Além disso, 25% dos empreendedores enfrentam o desafio de encontrar pessoas interessadas em preencher as vagas.











