A Ponte Preta se prepara para reencontrar o Guarani no dérbi 210, marcado para este sábado (2), às 17h, no Estádio Moisés Lucarelli, pela 15ª rodada da Série C. Será o segundo clássico campineiro do ano, novamente com mando da Macaca. No primeiro encontro, em fevereiro, a Ponte venceu por 2 a 0, com gols de pênalti de Danilo Barcelos e Jean Dias, diante de mais de 13 mil torcedores.
Desta vez, no entanto, Danilo Barcelos está fora da temporada após cirurgia no joelho. Com três dérbis no currículo, ele é o único desfalque confirmado para o clássico.
Por outro lado, a Ponte conta com outros atletas experientes no confronto para liderar o elenco em mais um capítulo da rivalidade.
Quem mais jogou o dérbi no elenco da Ponte?
No atual grupo, o meia Elvis — artilheiro da equipe na Série C — é quem mais disputou o dérbi: foram cinco participações, embora ainda sem marcar gols no clássico. Já o atacante Jeh, confirmado para o confronto, é o principal artilheiro do elenco contra o rival: ele soma três participações e dois gols — um na estreia, no Dérbi 205 (empate por 1 a 1 em 2023), e outro no dérbi 207, também com empate em 1 a 1. Jeh também soma uma expulsão no histórico, no dérbi 208.
O lateral-esquerdo Artur também carrega experiência no clássico, com quatro partidas disputadas — uma em 2022, duas em 2023 e a mais recente em 2025. O meio-campista Luiz Felipe tem o mesmo número de participações, sendo três delas como titular.
Com três confrontos no currículo aparecem Emerson Santos, o goleiro Pedro Rocha e Sérgio Raphael. João Gabriel, Lucas Cândido e Everton Brito participaram de dois clássicos cada.
Uma curiosidade envolve o lateral-direito Pacheco: ele foi titular do Guarani no dérbi 208, vencido pelo rival no Moisés Lucarelli — resultado que quebrou um tabu de 15 anos sem vitórias bugrinas no estádio da Macaca. Já neste ano, no dérbi 209, Pacheco esteve no banco de reservas, agora como jogador da Ponte. Neste sábado, terá mais uma oportunidade de reencontrar o ex-time, vestindo o preto e branco.
Com uma participação, registrada na partida de fevereiro deste ano, estão Diogo Silva, Maguinho, Saimon, Léo Oliveira, Dudu, Serginho, Jean Dias, Gustavo Telles, Vicente Concha e Bruno Lopes.
Já Gabriel Braga, Leocovick, Kevyn, Wanderson, Danrlei, Rodrigo Souza, Toró e Miguel ainda não disputaram o clássico.
Agora, resta saber quem somará mais uma participação nesse confronto histórico. O levantamento considera todos os jogadores que já foram relacionados em dérbis, seja como titulares ou reservas.
Expectativa de estádio cheio
A Ponte divulgou na manhã desta quarta-feira (31) que 7 mil ingressos já foram vendidos para o dérbi 210. A expectativa é de casa cheia no Majestoso. No último clássico entre as equipes, também no Moisés Lucarelli, a Macaca registrou seu maior público da temporada: 13.347 torcedores.
O recorde histórico de público em dérbis no Majestoso pertence ao confronto de 27 de fevereiro de 1977, quando 31.970 torcedores viram a Ponte vencer o Guarani por 3 a 1, pelo Campeonato Paulista daquele ano.
Ao todo, os rivais já se enfrentaram 70 vezes no Estádio Moisés Lucarelli, com 31 vitórias da Ponte, 21 empates e 18 vitórias do Guarani. Neste sábado, o 71º capítulo será escrito com a Macaca defendendo a vice-liderança da Série C, com 26 pontos e muito próxima da classificação para a próxima fase.











