Reginaldo Pupo
A alta temporada de verão está chegando e muitos turistas já vêm planejando suas merecidas férias. Seja praia ou montanha, o que vale é aproveitar ao máximo tudo o que a natureza pode oferecer.
E de natureza, a cidade de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo (a 285km de Campinas), entende muito bem. Afinal, possui mais de 100 praias belíssimas, para todos os gostos. Mas para este verão, que tal fugir um pouco das praias e conhecer algumas das ilhas dignas de cinema?

Diversos receptivos realizam passeios de lancha ou escuna para algumas delas, como a Anchieta, dos Porcos, do Prumurim, das Couves, da Maranduba, entre outras. O deslocamento para as ilhas já vale o passeio, pois é comum avistar golfinhos, tartarugas e outras espécies marinhas, além do visual encantador.
Quando vistas de perto, as ilhas apresentam água transparente, por onde é até possível enxergar alguns peixes. À pouca distância, a tonalidade da cor é verde esmeralda.
Em comum, as ilhas oferecem a oportunidade para a prática de mergulho, trilhas, caminhada, natação e contemplação da natureza. Com sorte, é possível assistir ao pôr do sol ou entardecer alaranjado, A sensação de desembarcar dos barcos, molhar e afundar os pés na areia, deixando as energias negativas para trás e renovando as boas energias do lugar é indescritível.

Ilhas do norte
A maioria das ilhas de Ubatuba está concentrada na região norte, sentido Paraty (RJ). Esse trecho concentra algumas das mais belas praias do litoral brasileiro, devido à cor do mar, que varia entre os tons azulados ou esverdeados, e a presença marcante da Mata Atlântica.
Uma das ilhas que constam no roteiro dos receptivos turísticos é a Ilha do Prumirim, localizada em frente à praia de mesmo nome, onde é possível fazer mergulhos de snorkel e observar uma variedade de peixes e tartarugas.
O lugar é realmente paradisíaco e a areia dura proporciona até mesmo uma caminhada de uma ponta à outra da faixa de areia. Diversos chapéus de sol, localizados em uma pequena e bucólica vila de pescadores, proporcionam sombras para os dias de sol a pique.
O verde esmeralda da cor do mar salta aos olhos. A praia que circunda a ilha é calma, praticamente não tem ondas e é perfeita para famílias com crianças. O lugar calmo convida à reflexão e ao descanso. A ilha não tem fonte de água potável, mas há um bar de caiçaras por ali. Não esqueça de levar protetor solar e muita água.

Já a Ilha das Couves é uma das mais procuradas. Tanto que existe um limite máximo de acesso de turistas por dia, para preservar o ambiente local. O mar translúcido com muitas pedras torna o visual das praias da ilha algo absolutamente encantador.
A Ilha das Couves possui duas praias, sendo que uma delas possui um bar de praia. É um excelente lugar para se desconectar. O acesso é pela praia de Picinguaba. Diversos pescadores locais realizam o trajeto até a ilha.
A mais famosa das ilhas, a Anchieta, recebe na alta temporada dezenas de barcos e escunas. O lugar possui sete praias, sendo que algumas delas são interligadas por trilhas. Em duas delas o acesso é feito apenas por embarcações. Todas apresentam um cenário paradisíaco. Um dos lugares mais procurados pelos turistas é o Aquário Natural, uma pequena faixa de areia de onde é possível ver diversos peixinhos, daí, o nome.
A Ilha Anchieta tem estrutura de restaurante e até hospedagem. É lá onde estão as famosas ruínas de um presídio. O lugar é ideal para quem gosta de encarar trilhas e mergulhar. O acesso à ilha é apenas por embarcação, e os pontos mais próximos de saída de barco no continente são o Saco da Ribeira, e as praias Perequê Mirim e Enseada.
Para quem busca muita tranquilidade, certamente a Ilha dos Porcos é a mais indicada. Ela está localizada em frente à praia do Engenho, próximo a Paraty. no norte de Ubatuba. A ilha pode ser facilmente vista das praias do Engenho e da Almada.
O cenário é espetacular, completamente cercado pela natureza e sem nenhuma infraestrutura turística. Ela se destaca por sua areia clara e fina e águas tranquilas.

Já próxima à cidade de Paraty (RJ) está a Ilha do Prumirim, considerada outro paraíso em Ubatuba. A ilha possui apenas uma praia totalmente selvagem, mar calmo e de tombo, perfeita para mergulhar e nadar tranquilamente. Os passeios saem da praia do Prumirim e da praia do Félix.
Ilhas do sul
No outro extremo da cidade, já na divisa com Caraguatatuba, está a Ilha do Pontal, um pequeno ilhote de frente para a Praia do Sapê, entre as praias da Lagoinha e Maranduba, na região sul de Ubatuba. Devido à proximidade coma praia (150 metros), é comum as pessoas chegarem até ela a nado, de caiaque ou pranchas de stand-up paddle.
Já a Ilha do Pontal Ubatuba é uma atração para quem gosta de mergulho e pesca. Os mais experientes se arriscam em ir até a ilha nadando, mas vale lembrar que por lá existem correntezas, portanto, não é indicado fazer isso sem que o mar esteja calmo e sem experiência necessária para a travessia.
Durante a maré baixa é possível chegar bem perto andando, porém não recomendamos pois a maré pode subir a qualquer momento. Os frequentadores também chegam até a ilha de caiaque.

Pertinho dali está a Ilha de Maranduba. Com 6,2 hectares, ela está localizada a apenas 350 metros de distância, de frente para a praia de mesmo nome. A ilha é coberta por Mata Atlântica, não tem área de cultivo e em sua costa predomina a areia e a rocha. Por ser próxima ao continente, os moradores e turistas a procuram para passeios de moto aquática.
Ao norte da ilha existe uma praia com 200 metros de extensão com areia bem branca e fina, onde se realizam o embarque e desembarque de lanchas e barcos. Um passeio bem legal é o de banana boat que sai da praia de Maranduba e vai até a ilha.








