Anunciado no início desta semana como o primeiro reforço oficial da Ponte Preta visando à disputa da Série B, com a expectativa de voltar a atuar após deixar o futebol ucraniano devido à guerra contra a Rússia, o meia Fabinho sofreu uma lesão que o deixará pelo menos mais seis meses afastado dos gramados.
O jogador de 25 anos, que já vinha treinando com o restante do elenco alvinegro desde o fim do Campeonato Paulista, rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo durante atividade na última quarta-feira (6), no CT Jardim Eulina, e precisará ser submetido a cirurgia.
A lesão de Fabinho acontece às vésperas da estreia da Macaca na Série B contra o Grêmio, em duelo que acontece neste sábado (9), às 16h30, no estádio Moisés Lucarelli. Fabinho era cotado para começar como titular, mas agora só terá chance de disputar a reta final do Campeonato Brasileiro, em caso de recuperação até outubro.
Vinculado ao Metalist 1925, de Kharkhiv, que o emprestou à Macaca até o fim desta temporada, Fabinho não entra em campo oficialmente desde dezembro do ano passado, ainda antes da paralisação de inverno do Campeonato Ucraniano. A competição, que estava prevista para retornar em fevereiro, continua parada devido ao ataque das tropas russas ao território ucraniano, que já dura mais de 40 dias. Segunda maior cidade ucraniana, Kharkiv fica a poucos quilômetros da fronteira com a Rússia e foi uma das que mais ficaram destruídas.
O último jogo oficial de Fabinho aconteceu no dia 12 de dezembro, quando entrou nos minutos finais da partida entre Metalist 1925 e Chornomorets Odessa, que terminou com derrota por 2 a 1 de sua equipe, pela 18ª rodada do Campeonato Ucraniano
A lesão de Fabinho é mais um problema a longo prazo para o técnico Hélio dos Anjos, que também não poderá contar com o atacante Ribamar durante boa parte da Série B, já que o jogador rompeu os ligamentos do tendão de Aquiles no empate em 2 a 2 com o Ituano, no Majestoso, pela última rodada do Campeonato Paulista. Antes de sofrer a lesão, o jogador havia marcado os dois gols pontepretanos na partida, totalizando três no campeonato, mas não foi suficiente para evitar o rebaixamento da Macaca à Série A2.
Além disso, o volante Matheus Jesus foi pego no exame antidoping por uso de anabolizante e está temporariamente suspenso do futebol. O jogador, cujo nome apareceu na lista da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), atualizada na última terça-feira (5), entrou com recurso e aguarda julgamento do caso para saber o tempo que ficará longe dos gramados, em caso de pena.







