13 de janeiro de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Turismo

Falta d’água afeta turismo, fecha restaurantes e força pousadas a contratar caminhões-pipa na Mantiqueira

Cidade mais afetada é Santo Antônio do Pinhal, onde problema se arrasta há 23 dias; picos de energia também são relatados por moradores e turistas

Redação Por Redação
5 de janeiro de 2026
em Turismo
Tempo de leitura: 6 mins
A A
Falta d’água afeta turismo, fecha restaurantes e força pousadas a contratar caminhões-pipa na Mantiqueira

Comerciantes reclamam que cidade vem sofrendo com falta d´água há ao menos 23 dias - Fotos: Divulgação

Reginaldo Pupo

Da Travel for Life

 

Desde as fortes chuvas que atingiram a Serra da Mantiqueira paulista no último dia 9 de dezembro, vários bares, restaurantes, hotéis e pousadas vêm enfrentado problemas com o abastecimento regular de água e oscilações no fornecimento de energia elétrica. A cidade mais afetada é Santo Antônio do Pinhal, localizada a 221km de Campinas, que enfrenta período de alta demanda de turistas.

Empresários do setor turístico afirmam que o problema, que deixou alguns bairros totalmente sem água, vem afetando diretamente os visitantes. Os mais prejudicados são hóspedes de hotéis e pousadas, que precisam tomar banho; e de chalés, que disponibilizam cozinha completa, mas com o problema, ficam impedidos de preparar almoço ou jantar com as torneiras secas.

Um dos pontos turísticos da cidade, que sofre com a falta d´água

A situação crítica provocada pela falta d´água obrigou alguns restaurantes e cafeterias a fecharem as portas, segundo o presidente da Acasap (Associação Comercial e Turística de Santo Antônio do Pinhal), Jeferson Neves.

“Estamos em um momento bem difícil. Além de vários bairros estarem com dificuldades ou completamente sem água, existe um racionamento na região central e a Sabesp não dá informações e nem confirma. Temos restaurantes que chegaram a fechar em algum momento por conta da falta d´água”, afirmou.

Diversos comerciantes também relataram que vêm enfrentando oscilações ou interrupções pontuais no fornecimento de energia elétrica, o que agrava ainda mais a situação de quem trabalha diretamente com turismo. Alguns estabelecimentos tiveram eletrodomésticos queimados ou danificados por causa da oscilação de energia.

 

Caminhões-pipa

O hotel Reserva Santo Antônio, localizado em uma região mais alta da cidade, vem contratando caminhões-pipa para garantir o abastecimento. “Nesse período, o hotel tem arcado integralmente com os custos de abastecimento por caminhões-pipa, buscando garantir o funcionamento da operação para minimizar os impactos na experiência dos nossos hóspedes”, explica o proprietário Márcio Franco.

Segundo ele, o cenário expõe eventual fragilidade estrutural no sistema de abastecimento do município.

“Atualmente o sistema não dispõe de condições adequadas para sustentar a demanda de uma cidade com vocação turística, especialmente em períodos de alta ocupação”, acrescenta Franco, reforçando que o problema não é causado pelo hotel, “mas por uma falha no fornecimento público de água”.

 

Turistas e moradores afetados

A cafeteria Toca Café & Cia também enfrentou problemas com o fornecimento nos últimos dias. “Ficamos sem água durante a metade de um dia, me parece que o problema foi causado por falhas nas bombas da Sabesp”, conta o proprietário Sérgio Affonso. Segundo ele, a irregularidade no abastecimento ocorreu após fortes chuvas que atingiram a Mantiqueira, em dezembro.

O destino turístico vem recebendo milhares de turistas, mesmo na temporada de verão

Segundo Affonso, a falta d´água comprometeu 70% dos serviços do estabelecimento, especialmente o preparo de cafés, que tem a água como um dos principais ingredientes.

“Mantivemos as portas abertas e vendemos o que era possível e que não dependia de água, como refrigerantes e chocolates, com copos descartáveis. O problema causou desconforto aos clientes, que não podiam usar os banheiros e tiveram que substituir a lavagem das mãos pelo uso de álcool em gel”, relatou o empresário.

O proprietário da pizzaria La Taverna di Luca notou que o problema acontece durante picos de alta temporada. “Existe alta demanda de consumo de água por causa dos turistas que visitam a cidade. Tivemos que fechar mais cedo, pois a água armazenada em nossa caixa acabou. Com isso, não havia mais água para dar descarga no banheiro e para lavarmos os pratos”, afirmou Luca.

Ele acrescentou que recentemente teve um eletrodoméstico de seu estabelecimento queimado, por causa da oscilação de energia. “Há dois anos fizemos um abaixo-assinado cobrando providências da Elektro com relação aos constantes problemas de falta de energia na cidade”.

José Alves Pereira Neto, proprietário do restaurante Voo Livre, afirma que a falta d´água em Santo Antônio do Pinhal é constante. Seu estabelecimento não foi afetado por possuir um sistema de armazenamento próprio. “Temos uma reserva grande de água onde conseguimos trabalhar pelo menos um dia inteiro sem abastecimento da caixa. Mas a falta d´água é constante”, destacou.

Outro empresário que enfrenta problemas com o abastecimento de água é Giovani Sindelar, proprietário da Saint Coffee Mantiqueira. “A água costuma chegar apenas de madrugada, tanto no nosso estabelecimento, como em casa. Porém, a cafeteria e nossa residência já amanhecem sem água”, queixou-se Sindelar. “Há três semanas tivemos que fechar a cafeteria às 13h porque não havia água nas descargas dos banheiros, para lavar louças e servir café”, completou.

O empresário conta ainda que durante a noite de Ano Novo, teve que dispensar familiares que o visitaram por causa da falta d´água.

“Recebemos a família na virada do ano, mas precisei pedir para todos irem embora pois ficamos sem o fornecimento. Não havia água para tomarmos banho, usar o banheiro, lavar louças. Está um caos há algum tempo, já estamos sem ter a quem recorrer”, lamentou.

 

Cobranças

O prefeito Anderson José Mendonça (PSD) informou que disponibilizou em tempo integral o caminhão-pipa da Defesa Civil para tender casos emergenciais. “Temos cobrado (da Sabesp) ações, investimentos, ampliação e modernização do sistema. A cobrança não se refere a esses 23 dias, mas vem de longa data”, explicou Parrão, como é  conhecido.

Atrativo turístico do centro de Santo Antônio do Pinhal

Ele afirmou que terá uma reunião no próximo dia 14 de janeiro na Semil (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística), em São Paulo, para tratar sobre o assunto. “Vamos cobrar os investimentos necessários no exercício de 2026 e, após a reunião, divulgaremos um relatório. Nossa parte estamos fazendo, cobrando incessantemente a Sabesp, inclusive, colocando o caminhão-pipa da Defesa Civil, trabalhando todos os dias”, completou.

 

O que diz a Sabesp

A Sabesp informou que até o último sábado (3), o abastecimento em Santo Antônio do Pinhal era realizado normalmente. A empresa confirmou que recentemente houve o registro de problemas no sistema de produção de água, mas que medidas corretivas foram tomadas.

A companhia ressaltou que, nas últimas semanas, também foram registradas interrupções no fornecimento de energia elétrica, ocasionando dificuldades que resultaram em intermitências no abastecimento.  A Sabesp informou que manteve um caminhão-pipa para abastecimento aos moradores e turistas afetados.

“Essas ocorrências foram associadas, principalmente, a interrupções pontuais no fornecimento de energia elétrica, registradas nos dias 16, 26 e 31 de dezembro e 2 de janeiro, que impactaram temporariamente o funcionamento dos sistemas de bombeamento responsáveis pela produção e distribuição de água. Após cada evento, o abastecimento foi gradualmente normalizado, conforme o restabelecimento da energia e a recomposição dos níveis de reservação”, disse a Sabesp, em nota.

Ainda segundo a empresa, “o período analisado coincidiu com as festividades de fim de ano, quando Santo Antônio do Pinhal, tradicional destino turístico da Serra da Mantiqueira, recebe um aumento significativo e temporário de população, o que eleva de forma concentrada a demanda por água”.

“A Sabesp destaca a importância de os clientes comunicarem quaisquer problemas de abastecimento em suas residências por meio dos canais oficiais de atendimento da companhia. Desta maneira, é possível mensurar a abrangência da ocorrência, mobilizar as equipes e recursos necessários, como caminhões-pipa, para a solução do problema com maior rapidez e eficiência. O contato pode ser feito pelos telefones: 0800-055-0195 (ligação gratuita) ou pelo WhatsApp no (11) 3388-8000. Ou pela Agência Virtual em www.sabesp.com.br”, concluiu a Sabesp, na nota.

 

O que diz a Neoenergia Elektro

A Neoenergia Elektro informou que mantém um canal direto com a Sabesp para priorização no atendimento de ocorrências que envolvam unidades consumidoras essenciais ao abastecimento de água. De acordo com a empresa, todos os acionamentos recentes foram pontuais e prontamente solucionados, sem registros de problemas estruturais no fornecimento de energia que possam impactar o abastecimento em Santo Antônio do Pinhal (SP).

“No último acionamento, ocorrido em 2 de janeiro, devido a um desligamento emergencial às 7h14, provocado por colisão com poste, a Neoenergia Elektro priorizou o restabelecimento da energia à unidade da Sabesp, normalizando o fornecimento em menos de 1h10, às 8h22 do mesmo dia”, disse a empresa em nota.

“Importante destacar que, em função das condições climáticas severas registradas no início de dezembro, especialmente entre os dias 7 e 14, houve interrupções pontuais no fornecimento de energia na região. Nesses casos, a Neoenergia Elektro mobilizou recursos adicionais, deslocando equipes de outras localidades e atuando de forma contínua para garantir o restabelecimento do serviço a todos os clientes impactados”, continuou a empresa.

A Neoenergia disse que conta com um Centro de Controle Operacional em Campinas, que monitora a rede elétrica em tempo real e prioriza o atendimento a serviços essenciais, como segurança pública e abastecimento de água e que mantém planos de manutenção preventiva e investimentos anuais para evoluir constantemente na qualidade do fornecimento de energia aos nossos clientes.

“A Neoenergia Elektro reafirma seu compromisso com a segurança, a confiabilidade e a transparência, permanecendo à disposição para colaborar com o poder público, a Sabesp e a comunidade local”, encerrou a empresa, na nota.

Tags: ÁguaeletricidadefaltapusadasrestaurantesSanto Antônio do PinhalSerra da MantiqueiraTurismo
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Festivais gastronômicos Folha Sabores da Praia e da Montanha já têm data para começar
Turismo

Festivais gastronômicos Folha Sabores da Praia e da Montanha já têm data para começar

Por Redação
9 de janeiro de 2026

...

Turismo 60+: veja como participar de roteiros grátis no Interior, Capital e Litoral de SP
Turismo

Turismo 60+: veja como participar de roteiros grátis no Interior, Capital e Litoral de SP

Por Redação
3 de janeiro de 2026

...

Mais de 64% dos municípios optaram por cancelar festa de Réveillon

Réveillon em Copacabana terá shows de Gilberto Gil e Ney Matogrosso

29 de dezembro de 2025
Não vai viajar? Veja opções de Réveillon em hotéis de Campinas

Não vai viajar? Veja opções de Réveillon em hotéis de Campinas

27 de dezembro de 2025
Ásia é tendência para o turista brasileiro em 2026

Ásia é tendência para o turista brasileiro em 2026

17 de dezembro de 2025
Hotéis Gamboa e Pompeu ganham destaque pela localização estratégica no centro do Rio

Hotéis Gamboa e Pompeu ganham destaque pela localização estratégica no centro do Rio

12 de dezembro de 2025
Carregar Mais















  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Policial baleado durante folga em Campinas morre após uma semana internado

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher é encontrada morta em residência de Campinas e polícia prende companheiro por oferecer drogas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • A ascensão das publicações ‘predatórias’ – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Morador de Valinhos morre afogado em praia do Guarujá

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.