Desde o início da mobilização de Campinas para a vacinação domiciliar contra a febre amarela, foram abordadas 15.802 pessoas em 7.253 imóveis. De acordo com a Secretaria de Saúde, quase todas estavam vacinadas contra a doença, mas algumas se recusaram a receber a dose, apesar de duas mortes terem ocorrido no município neste ano.
Mesmo com a recusa de moradores, 5.669 pessoas foram imunizadas contra a febre amarela a partir do uso da estratégia de imunização de casa em casa. As doses foram aplicadas pelas equipes em áreas rurais e outros pontos estratégicos entre 5 de fevereiro e o último sábado (15).
Campinas tem três confirmações de febre amarela em 2025 e dois óbitos. O primeiro foi de um homem de 39 anos, morador da área rural de Sousas, que teve morte confirmada em 3 de fevereiro. Já o segundo caso evoluiu para cura. É um homem de 55 anos que frequenta Sousas para fins recreativos e ficou internado em hospital da rede privada. A segunda morte foi de a um homem de 61 anos com histórico de deslocamento para a área rural de um município fora do estado de São Paulo.
Vacinação
Campinas tem ainda 26 centros de saúde (CSs) atuando na estratégia de vacinação contra a febre amarela que será mantida nas próximas semanas. As unidades participantes são: Carlos Gomes, Jardim San Diego, Vila 31 de Março, Taquaral, Joaquim Egídio, Sousas, União dos Bairros, São Cristóvão, Parque Floresta, Village, Santa Rosa, Barão Geraldo, Jardim Eulina, Jardim Santa Mônica, Parque Santa Bárbara, Jardim Paranapanema, Vila Orozimbo Maia, Vila Ipê, Jardim Esmeraldina, Jardim São Vicente, Jardim São Domingos, Jardim Nova América, Parque da Figueira, Carvalho de Moura, Campina Grande e Jardim São Cristóvão.
O reforço no alerta para imunização é direcionado principalmente aos viajantes, moradores ou frequentadores de regiões onde há possibilidade de circulação do mosquito transmissor, incluindo zonas rurais, áreas de floresta, mata fechada e borda de mata. Além de Campinas, outras cidades de São Paulo e de Minas Gerais já registraram casos da doença.