A 21ª edição da tradicional Festa do Fecha Corpo movimentou o distrito de Barão Geraldo, em Campinas, nesta sexta-feira, 18 de abril. O evento, realizado na Rua Ângelo Vicentin, em frente ao Bar e Restaurante Toca do Tatu, reuniu cerca de 2 mil pessoas ao longo do dia e celebrou mais de duas décadas de encontro popular, cultura e simbolismo comunitário.
Organizada pelos proprietários do Toca do Tatu, Edenilson Constante Grilo e sua esposa Meire, com ajuda de moradores locais e voluntários, a festa contou com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas.
O evento contou com a presença do prefeito de Campinas, Dário Saadi, da secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli e do diretor de Cultura, Gabriel Rapassi.
A programação incluiu a distribuição de cem litros de cachaça artesanal, temperada com ervas e raízes.
A bebida, de receita centenária, representa proteção simbólica contra doenças e más energias — um dos símbolos da festa que dá origem ao nome “Fecha Corpo”.
“A gente tomou gosto em função da união. O pessoal aproveita pra se reencontrar. Essa é a 21ª edição e é importante manter a arte do encontro”, destaca Edenilson Constante Grilo.
A programação musical também foi destaque. A estrutura do evento teve tendas para proteção contra sol e chuva, banheiros químicos — incluindo opção adaptada para pessoas com deficiência — e sinalização para estacionamento nas ruas do entorno.
Realizada sempre na Sexta-feira Santa, a Festa do Fecha Corpo é uma das celebrações populares mais significativas do distrito, unindo fé, reencontro, cultura e memória.











