A Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas divulgou nesta quarta-feira (12) o resultado da Chamada Pública Nº 004/2024, que selecionou 78 novos expositores fixos para a Feira Cultural do Centro de Convivência, a Feira Hippie. A expectativa é que todos os novos integrantes estejam permanentemente integrados à feira até o final deste mês.
O edital de seleção recebeu 319 inscrições, das quais 184 foram habilitadas para a fase de julgamento. Os 78 aprovados se dividirão em oito categorias, incluindo Artesanato, Artes Visuais, Costuras Criativas, Comidas de Rua, Antiguidades e produtos de Bem-Estar e Sustentabilidade. Com a entrada dos novos membros, a feira passará a contar com 318 expositores no total.
Segundo o Diretor de Turismo da Prefeitura de Campinas, Eros Vizel, a entrada dos novos expositores representa uma ampliação na diversidade de produtos.
“O visitante vai ter um maior repertório de produtos e com isso vai aumentar a atratividade da Feira. Eles chegam para acrescentar novos expositores nas suas diferentes categorias e áreas”, afirmou.
Eros destacou que o processo faz parte de uma ação de regulamentação que já estava em andamento. Ele detalhou que os expositores antigos passaram por um recadastramento e que os novos ingressantes passaram por um rigoroso processo de seleção para integrar o novo grupo de expositores da feira.
O diretor ressaltou que os novos expositores entram em um momento especial, pois já poderão participar do principal evento da feira, a Feira de Natal, que ocorre de 3 a 24 de dezembro deste ano.
A chegada dos novos expositores é vista como uma “oxigenação” para a feira, que possui 51 anos de tradição. “Ela é tradicional, tem 51 anos, e a necessidade de renovação é permanente, sobretudo do ponto de vista de técnicas e produtos que hoje são desenvolvidos sob uma nova ótica da economia criativa”, disse Eros Vizel.
O diretor de Turismo também enfatizou a importância da feira como um cenário para a economia criativa. “Isso é muito importante porque a feira hippie é um grande cenário da economia criativa, que traz uma perspectiva de geração de renda para esses expositores. Então com esse edital a gente reforça essa identidade de economia criativa”, afirmou.











