Estão abertas as inscrições para os interessados em expor seus trabalhos na 5ª edição da Feira SUB de arte impressa e publicações independentes que acontece dia 16 de setembro na Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’, em Campinas, das 11h às 21h.
Artistas, coletivos ou editoras de qualquer lugar do país podem se inscrever por meio do formulário neste link, disponibilizado também nas redes sociais da Feira SUB (@feirasub). As inscrições vão até 23h59 do dia 02 de julho, próximo domingo. A SUB é gratuita tanto para os expositores quanto para o público.
A Feira SUB tem como objetivo apresentar a produção independente que circula fora do meio editorial tradicional de editoras, coletivos e artistas de diferentes áreas como as artes gráficas, a literatura, o livro de artista, a fotografia, entre outras. São zines, xilogravuras, serigrafias, prints, ilustrações, livros, revistas e uma infinidade de produtos impressos que têm como características a produção autoral de pequena tiragem, alto valor artístico e preços acessíveis.
As inscrições passam por um trabalho de curadoria para seleção de cerca de 90 expositores, que serão divulgados até o dia 14 de agosto nas redes sociais da Feira SUB.
“A cada ano o número de inscritos aumenta e a qualidade dos trabalhos é excelente. Um dos critérios é trazer diversidade em termos de linguagens, técnicas de impressão e formatos de publicações”, afirma Marcela Pacola, idealizadora e produtora da Feira. “A intenção é aproximar o público de editores e artistas contemporâneos independentes e promover o diálogo entre eles”, explica Fabiana Pacola, também produtora da SUB.
A feira acontece em Campinas, mas abrange a participação de artistas de outras cidades e estados. É uma referência para o segmento e está inserida no calendário oficial das feiras independentes do País. A Feira SUB é uma realização do Mix Estúdio Criativo e conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Campinas.
Desde a edição de 2017, a Feira SUB acontece na Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’, no Centro. “Além de ser um prédio histórico é muito interessante trazer a contemporaneidade da cena independente das artes gráficas para dentro de um lugar que desperta nossa memória afetiva da leitura de livros tradicionais. A biblioteca é um espaço vivo, mas silencioso, que se transforma totalmente nesse lugar de compartilhamento quando acolhe a SUB.”, pontua Marcela.
Em todas as edições, a SUB convida um artista ou coletivo para elaborar a arte do cartaz da Feira que pontua toda a identidade visual do material de divulgação.
Para a edição de 2023, Fabiano Carriero, artista plástico e muralista é o autor. Carriero mora em Campinas, seu ateliê – Ateliê Folha – fica na Vila Industrial, mas, aos sábados ele leva sua arte para a Feira do Centro de Convivência e, a céu aberto, tem vários murais espalhados pela cidade e o projeto “Carne de Caju”, pintura em empena (a lateral livre de um prédio), no Edifício Dona Othília, localizado no cruzamento das Avenidas Dr. Moraes Sales e Júlio de Mesquita, na região central de Campinas.
Serviço: Feira SUB 2023
Inscrições: até 23h59 do dia 02 de julho de 2023 (gratuito)
Link para o formulário de inscrição: https://forms.gle/Eb73rybPaCYneQAg9
Divulgação dos selecionados para a Feira: até 14 de agosto de 2023
Data da Feira: 16 de setembro de 2023
Horário: 11 às 21 horas
Local: Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’ (Avenida Benjamim Constant, 1633, Centro, Campinas)
Entrada gratuita
Informações e dúvidas sobre as inscrições: oifeirasub@gmail.com






