O Feirão de Emprego e Oportunidades, realizado durante dois dias no Palácio da Cidade, no Centro de Campinas, registrou 945 encaminhamentos de pessoas em busca de uma colocação no mercado de trabalho. Foi a primeira vez que o espaço histórico abriu as portas ao público desde que foi transferido ao Município pelo Poder Judiciário, em abril deste ano.
O prédio, um dos símbolos históricos da cidade, está em processo de reforma, mas teve o térreo liberado especialmente para a realização do feirão. O espaço foi estruturado com cadeiras para recepção dos candidatos, mesas de triagem e toda a infraestrutura do Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT).
As salas no mesmo nível receberam os representantes de 23 empresas, que estiveram no local para recrutamento e seleção de profissionais em diversas áreas.
Aprovação do público
A reabertura do Palácio da Cidade para a finalidade do feirão que aconteceu durante o 3º Festival Campinas Rural que segue até o sábado, 6 de setembro, foi elogiada pelos participantes. A campineira Suzilene Andrade, que mesmo nascendo na cidade, nunca tinha entrado no Palácio.
“Achei muito interessante usar a estrutura do Palácio da Cidade para a realização de um evento que de fato ajuda as pessoas. Um prédio histórico com uma nova finalidade.”
A dona de casa Florismar Correa foi ao feirão como acompanhante de uma candidata. Porém, enquanto esperava, aproveitou para descansar um pouco em uma das cadeiras. Ela observou que, mesmo com temperaturas de mais de 30ºC do lado de fora, dentro do prédio, o clima era ameno e agradável.
“A gente percebe que foi pensado, de uma forma, para que o ar circule. Aqui as paredes são altas então isso também facilita. Eu gostei bastante de ver esse espaço funcionando”, afirmou.
Retomada total em 2026
O secretário de Trabalho e Renda, Paulo Sérgio de Andrade, avaliou como positivo os dois dias de feirão no Palácio da Cidade. Ele afirmou que a ação serviu como uma prévia do que está sendo preparado para o ano que vem.
“É uma determinação do prefeito Dário Saadi que a gente coloque este prédio em funcionamento com toda estrutura necessária. Estamos trabalhando para isso. Ganha a população com vários serviços públicos reunidos e o Centro de Campinas, como um todo, já que o movimento tende a aumentar.”
Trabalhadores aderem à carta de encaminhamento
Medida disponível para acelerar o atendimento aos trabalhadores, a emissão de cartas de encaminhamento cresceu mais de 100% nos últimos dois Feirões de Emprego realizados pela Secretaria de Trabalho e Renda. Antes, a média de apresentação era de 15 por feirão, já nas duas últimas edições o número saltou para 100.
Para emitir a carta de encaminhamento basta o trabalhador acessar o site do Cpat (campinas.sp.gov.br), o Emprega Mais Brasil ou o aplicativo da Carteira de Trabalho. Isso pode ser feito ao longo da semana, antes da abertura do feirão. Com a carta ele não precisa pegar senha ou passar pela triagem. Pode ir direto para a entrevista no dia do feirão.











