As feiras livres de Campinas resistem aos varejões e supermercados não só pela qualidade dos produtos, mas também por particularidades que só existem lá. O cliente quase sempre é chamado pelo nome e o cheiro de pastel anuncia onde será o ponto final das compras. Legumes, verduras, frutas, peixes, ovos, queijos e até pamonha estão a poucos passos das mãos dos consumidores.
Campinas realiza 128 feiras livres por semana em diversos bairros da cidade. Presentes de terça a domingo, essas feiras são uma tradição cultural da metrópole e oferecem produtos frescos, bons preços e uma grande diversidade de aromas e sabores.
A regulamentação das feiras livres em Campinas foi publicada em julho de 1962, durante a gestão do então prefeito Miguel Vicente Cury. Naquele período, a cidade contava com apenas 15 feiras em funcionamento, distribuídas por diferentes bairros de quinta-feira a domingo.
Mais de seis décadas depois, ao menos três feiras tradicionais de Campinas seguem ativas e fazem parte da rotina da população. São elas:
- A feira da Rua Joaquim de Paula Souza, no Jardim Proença, realizada às quintas-feiras;
- A feira da Rua Maria Monteiro, no bairro Cambuí, que acontece aos sábados;
- A feira da Avenida General Marcondes Salgado, no Bosque, às sextas-feiras.
As feiras ocupam ruas de várias regiões da cidade e são espaços para comprar quase tudo. Dá para provar o tradicional pastel com caldo de cana e descobrir novidades entre barracas dos mais variados produtos, desde utensílios, alimentos artesanais e até bancas de roupas, sapatos, eletrônicos e perfumaria.
A maior parte das feiras ocorre durante o dia: são 86 que acontecem no período diurno, entre 7h e meio-dia. Elas são realizadas de terça a domingo, com destaque para os domingos, que concentram 20 feiras.
Feiras noturnas crescem e tornam-se sucesso de público
Nos últimos anos, aumentou o número de feiras noturnas em Campinas, ideais para quem não pode frequentar as tradicionais feiras durante o dia. São 42 feiras espalhadas pela cidade, funcionando de terça a sexta-feira, das 17h às 22h.
As feiras noturnas em Campinas vão além da tradicional venda de hortifrúti e se tornaram verdadeiros pontos de encontro para a comunidade.
Um dos grandes atrativos é a variedade de opções de alimentação no local, com a presença de food trucks que oferecem pratos variados e até música ao vivo.
Para as famílias, o ambiente é ideal: há brinquedos e atrações voltadas para crianças, criando uma atmosfera familiar e descontraída que agrada todas as idades, além da presença de pets.







