Uma oportunidade para reunir a família e curtir a natureza. Essa é a proposta da 8ª Feirata – Feira da Mata de Santa Genebra, que será realizada pela Fundação José Pedro de Oliveira no dia 9 de novembro (sábado), das 9h às 16h, na Praça Peroba-poca, que fica ao lado da sede da unidade de conservação, em Barão Geraldo. O evento é gratuito e terá atividades para todas as faixas etárias.
A programação inclui barracas com produtos alimentícios, orgânicos, hortifrútis, gastronomia, venda de artesanato e de mudas de plantas. Haverá também espaço para música ao vivo, exposições, oficinas, brincadeiras, jogos, cultura, palestras sobre abelhas nativas sem ferrão, arte e debates sobre educação ambiental.
Além da programação variada da Feirata, é possível participar de diversas atividades no interior da Mata de Santa Genebra, considerada a maior floresta urbana da Região Metropolitana de Campinas e refúgio de milhares de espécies da fauna e flora da Mata Atlântica.
O passeio ciclístico por 9 km no interior da mata, com duração de aproximadamente 2 horas e meia, está entre as atividades preferidas do público que visita a Feirata todos os anos.
Na Mata também é possível participar de trilhas como a visita autoguiada, visita monitorada, em que não é preciso fazer inscrições, com exceção da Trilha em Campinas.
Dentro da Mata haverá também exposições e apresentações da Sanasa, Mata Ciliar e Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) (programação abaixo). Durante as trilhas, os visitantes poderão conhecer o viveiro de mudas nativas, a Trilha do Jatobá, Borboletário, Trilha do Folclore, o Mini Pantanal da Sanã e o Meliponário (conjunto de colmeias de abelhas nativas sem ferrão).
SERVIÇO
Feirata – Feira da Mata de Santa Genebra
Quando: sábado, 9 de novembro, das 9h às 16h.
Onde: Praça Peroba-poca – Rua Mata Atlântica, s/n, Bosque de Barão, distrito de Barão Geraldo, Campinas (praça ao lado da Mata de Santa Genebra).