Uma das novidades da 61ª Festa da Uva e 13ª Festa do Vinho de Vinhedo será a Sala de Acomodação Sensorial para Pessoas Neurodivergentes, um ambiente que oferece conforto visual e acústico para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre outros.
O espaço, gratuito, ficará montado durante toda a festa na área kids, próximo à estrutura da pista de skate no Parque Municipal Jayme Ferragut, com materiais específicos, psicomotricistas e outros profissionais especializados. A ação é uma parceria entre a comissão organizadora da festa e a Clínica Motrocitá e Diversitá.
Segundo os organizadores, a sala tem o objetivo de ajudar a reduzir a sobrecarga sensorial de pessoas com autismo e outras condições neuroatípicas, ajudando na recuperação do equilíbrio sensorial, aumentando o conforto e a segurança, além de promover a inclusão social e a conscientização sobre o tema.
Dados do IBGE de 2024 estimam que 1% da população brasileira seja autista, o equivalente a 1 a cada 45 pessoas. “Para realizar este projeto, nós pensamos como os autistas se sentem em locais muito movimentados”, explica a psicomotricista e proprietária da clínica, Pamela Bampa. “Calor excessivo, barulhos, esbarrões, tudo pode desencadear uma crise ou qualquer tipo de descontrole. Por isso, a sala serve como uma espécie de refúgio para essas pessoas e suas famílias, com estímulos suaves, abafadores, brinquedos, iluminação especial, temperatura equilibrada, resultando em sensação e bem-estar e equilíbrio”, destaca.
Além desta sala, a festa da uva contará com acessibilidade em libras, vagas reservadas para pessoas com deficiência e acessibilidade integral para pessoas com mobilidade reduzida.
A Festa da Uva de Vinhedo acontece no mês de março entre os dias 14 e 30, de sexta a domingo, com entrada gratuita e muitas atrações para as famílias.







