A 12° edição da campanha “Fevereiro Violeta: pela superação do analfabetismo de Campinas” teve início nesta segunda-feira (10). O evento de abertura foi realizado na unidade descentralizada da Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec), no distrito do Campo Grande. Neste ano, o tema da campanha é: “As boas práticas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os desafios da superação do analfabetismo de Campinas”.
O propósito do Fevereiro Violeta é promover cidadania incentivando jovens, adultos e idosos que não conseguiram estudar a retomar os estudos, além de conscientizar a população da importância da alfabetização. A campanha segue até o dia 10 de março com a divulgação e busca estratégica de possíveis alunos.
“Nós somos uma cidade reconhecida pela inovação, tecnologia e grandes universidades, mas ainda temos milhares de pessoas que não são alfabetizadas. Então o Fevereiro Violeta é fundamental para conscientizar e trazer essas pessoas para o nosso programa”, explicou o prefeito de Campinas, Dário Saadi.
Importância da educação na vida dos alunos
Rosa Cavallari, aluna do EJA, conta a transformação que houve em sua vida após iniciar os estudos aos 66 anos. “Eu nunca estudei, não sabia nada. Hoje já consigo entender e escrever algumas coisas, dá para perceber a diferença. Minha vida mudou para melhor, tanto que quero continuar e vou até onde puder ir”, diz.
Já Maurício Bezerra destaca a emoção de conseguir escrever seu próprio nome. “Eu estudei muito pouco porque trabalhava na roça. Estou no terceiro ano e quando consegui escrever meu nome e ler outras coisas eu percebi a importância disso aqui, é como se eu não enxergasse o que estava na minha frente”.
O Fevereiro Violeta em 2025
A 12° edição da campanha traz uma importante novidade: a busca ativa que será feita diretamente na casa das pessoas, a fim de incentivar quem tem dificuldades na alfabetização a se matricular na EJA.
Segundo o professor José Batista Filho, gerente dos programas EJA, a busca ativa vai fazer com que mais pessoas se interessem e se matriculem.
“Todos os anos fazemos questão de lembrar que erradicar o analfabetismo é uma missão de toda a sociedade. Pela primeira vez, vamos até as casas das pessoas para garantir que ninguém fique de fora dessa oportunidade”.
Durante o período da campanha serão realizadas diversas ações como, panfletagem, fixação de cartazes em ônibus e estabelecimentos comerciais, publicidade em rádio, televisão, mídias digitais, além de carros de som, que circularão pelas diversas regiões do município.
Inscrições na Educação de Jovens e Adultos
O período de inscrições para o Programa EJA fica aberto durante todo o ano letivo, os interessados devem se matricular nas regionais da Fumec ou na sala de aula, diretamente com os professores. São necessários apenas o comprovante de identidade e de residência.







