O Verão termina nesta quinta-feira (20) com alerta da Defesa Civil para tempestades no estado de São Paulo. A previsão para o Outono, uma estação de transição, é de chuvas abaixo da média histórica e temperaturas mais amenas, sem expectativa de novas ondas de calor atingindo a região e com possibilidade da primeira frente fria já no próximo mês.
Todo o território paulista pode ter chuvas intensas e fortes rajadas de vento, como resultado da atuação de uma frente fria que está próxima da Região Sudeste, criando condições para pancadas de chuva no estado. O alerta vale para esta quarta (19) e quinta-feira e inclui Campinas.
Quem mais deve sofrer com as tempestades, conforme a Defesa Civil, são os moradores das regiões localizadas na faixa leste do estado, como a região metropolitana, a Baixada Santista, o litoral norte, a Serra da Mantiqueira e o Vale do Paraíba, além da região de Campinas.
Nesses locais são esperadas chuvas de forte intensidade, acompanhadas por ventos que podem atingir até 100 quilômetros por hora (km/h). Também há possibilidade de queda de raios.
O outono que se inicia às 6h01 desta quinta-feira. Em 2025, a tendência é de um outono com chuva abaixo da média na maior parte do Centro-Sul do Brasil com precipitações muito abaixo da média em algumas áreas, em especial mais ao Sul do país, segundo a MetSul.
Outra marca do outono, como estação de transição climática, é a grande diferença de temperatura da noite para o dia. Trata-se de um dos períodos do ano com maior amplitude térmica e que também proporciona um aumento nos dias de nevoeiro.
Embora seja uma estação de transição, a tendência é que as temperaturas sigam altas na região até o final deste mês. Dias quentes ainda ocorrerão em abril, maio e até mesmo em alguns dias de junho, porém ondas de calor não devem mais acontecer.
A diminuição das temperaturas será mais acentuada na região Sul e partes do Sudeste e do Centro-Oeste. A previsão é de chuva abaixo da média nos meses de março e abril.
Há expectativa de um Outono e um Inverno Brasil com dias mais frios em comparação ao ano passado. As primeiras ondas de frio são esperadas já para abril.







