Uma ação realizada pela Coordenadoria de Fiscalização de Alimentos da Prefeitura de Campinas terminou com o descarte de pelo menos 6 toneladas de carnes irregulares que seriam comercializadas por um açougue no bairro Jardim São Marcos. A inspeção ocorreu entre a tarde e a noite de quinta-feira (7) e o balanço foi finalizado nesta sexta (8).
A equipe foi ao local após denúncia à Prefeitura via 156 e identificou produtos que colocavam em risco a saúde da população. Quase 4 toneladas de carnes estavam com prazo de validade vencido e o restante eram produtos sem procedência, em estado de deterioração ou que deveriam ser destinados exclusivamente para uso industrial.
Foram apreendidos ainda 35kg de sais de cura, substância proibida em açougues e que eram aplicadas para mascarar alterações nos alimentos.
A chefe do Setor de Vigilância Sanitária de Alimentos de Campinas, Maria Alice Franzini Codarin, reforçou o compromisso da Secretaria de Saúde com a segurança dos alimentos.
“Cada ação que realizamos é um passo a mais para garantir que o alimento que chega à mesa do consumidor seja seguro e de qualidade”, ressaltou.
Qual a situação do açougue?
A penalidade sanitária imediata foi a inutilização dos produtos, que foram levados para aterro sanitário. Além disso, o responsável pelo estabelecimento responderá a processo administrativo onde pode apresentar defesa. Outras penalidades podem ser aplicadas.
O açougue estava com a licença sanitária vencida desde 6 de junho deste ano e deve apresentar a regularização no prazo de até dez dias para evitar as sanções cabíveis, como multa e suspensão das atividades. A continuidade do açougue foi permitida neste momento porque o espaço tem condições mínimas para funcionamento.
Denúncias sobre irregularidades sanitárias podem ser feitas pelo telefone 156 ou pelo site https://cidadao.campinas.sp.gov.br.











