Uma força-tarefa entre Emdec, Guarda Municipal (GM) e Polícia Militar (PM) projeta intensificar a fiscalização nas vias de Campinas durante o mês de fevereiro. A ação integrada prevê a realização de blitze diárias nos eixos das principais avenidas da cidade, abrangendo regiões como o Centro, Barão Geraldo e Campo Grande. O cronograma inclui ainda abordagens durante a abertura do Carnaval 2025, no dia 28 de fevereiro.
A ação conjunta entre Emdec e PM começa nesta segunda-feira (3). E a participação da GM tem início previsto para sexta-feira (7).
“As blitze nos ajudam a identificar condutores que cometem infrações de forma recorrente. A fiscalização acirrada ainda é a maneira que temos de fazer com que mais pessoas respeitem as leis de trânsito e salvar vidas”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
O secretário de Segurança Pública, Christiano Biggi Dias, enfatizou que esse tipo de ação conjunta colabora no combate à criminalidade.
“Fizemos um mapeamento com as áreas de maior incidência e estamos desencadeando ações para coibir atividades ilícitas”, explica.
Segundo os dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, o indicador criminal de roubo de veículos caiu 30,98% e o de furto teve uma variação positiva de 0,08% de janeiro a novembro do ano passado, com base no registro de boletins de ocorrência em todas as delegacias da cidade.
Como serão as abordagens
Em conjunto com as forças de segurança, os agentes da Emdec vão fiscalizar diversos enquadramentos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), entre eles o estado de conservação dos veículos e a documentação. Motos “barulhentas”, com escapamentos irregulares, estão no alvo.
Serão empenhados sete agentes da mobilidade urbana e duas viaturas por operação, segundo a Emdec.
Os agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar também vão realizar abordagens de segurança, focadas no combate ao tráfico de drogas, furtos, roubos e receptação de produtos ilícitos.
As operações conjuntas foram intensificadas a partir da Lei Nº 14.599, de junho de 2023, que ampliou as competências dos órgãos municipais e dos agentes da mobilidade urbana no que se refere à fiscalização de trânsito.
Em 2024, 127 operações integradas identificaram 4,8 mil infrações.