Entre risadas, danças e músicas consagradas do universo do forró, a palhaça Papoula, vivida pela artista da cena Pamela Leoni, acompanhada por musicistas de Campinas/SP, apresentam o espetáculo ‘Forró da Palhaça Papoula’ pelo interior de São Paulo entre os meses de setembro e novembro deste ano. Em Campinas, a apresentação acontece neste sábado (4), às 13h, junto à Feira da Reforma Agrária Neusa Paviato, com entrada gratuita, na Estação Cultura.
A união entre artistas formados pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e USP (Universidade de São Paulo) em diferentes linguagens (Artes Cênicas, Música e Dança) gerou o espetáculo que se comunica com públicos de todas as idades. Celebrando a cultura raiz do forró pé de serra, as belezas e comédias do universo rural, as riquezas da cultura popular e o potencial de transformação e comunhão da palhaçaria musical, a peça desperta memórias afetivas em adultos e introduz a cultura do forró para crianças.
Além desta apresentação aberta ao público em Campinas, o grupo segue em turnê por Assis, Botucatu, Pardinho e Mogi Mirim, totalizando 12 apresentações e 9 oficinas gratuitas em espaços culturais, projetos sociais e instituições vinculadas à arte-educação.
“O grupo está muito feliz em fazer a apresentação do espetáculo dentro da programação da Feira da Reforma Agrária Neusa Paviato, pois a história da Palhaça Papoula e da Galinha Sebastiana dialoga diretamente com temas relacionados à terra, à agricultura familiar, à organizações populares e à arte como forma de resistência”.
Este projeto foi realizado com apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB); do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo; do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Universo rural
A criação do ‘Forró da Palhaça Papoula’ dá continuidade a uma pesquisa que começou em 2017, quando a artista Pamela Leoni criou para sua palhaça um universo ficcional inspirado em realidades rurais do Brasil e em mitologias de diferentes culturas.
A história encenada trata sobre a vida de agricultoras que cuidam da terra ao invés de envenená-la. Além disso, aborda a valorização dos espaços de arte e encontro, uma vez que a “Forrólândia” está sob ameaça, e dá foco aos grandes feitos que as amizades constroem, visto que é com a força das amizades que Papoula elabora uma forma de resolver os problemas da região.
“Convidamos o público para dançar, cantar, brincar e imaginar outras cosmogonias em um universo rural”, afirma Pamela.
Para vivenciarem esta proposta, as pessoas presentes são convidadas a adentrar a terra da Palhaça Papoula junto a um narrador e 5 musicistas, e embarcarem em uma narrativa fantástica sobre um povo guiado pelos conselhos de uma vaca sábia, a Abemila, que criou a Via Láctea e orienta os forrozeiros da região a fazerem um espetáculo para defender a Forrólândia das ameaças vigentes.
O intuito do projeto é desenvolver com os diferentes públicos sentimentos e reflexões sobre o “ser autêntico”, ser quem se é e não ter medo das bobagens, do ser brincante, de estar disponível à brincadeira.
SERVIÇO
‘Forró da Palhaça Papoula’ em Campinas
Quando: 04/10 (sábado) às 13h
Onde: Estação Cultura (Praça Mal. Floriano Peixoto – Centro, Campinas/SP)
Quanto: Grátis
Classificação etária: Livre






