Em 23 de maio, quinta-feira, acontecerá em Campinas, na sede da Wizard by Pearson, o Encontro Regional Interior de São Paulo da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Considerado um importante polo do setor, segundo o último balanço divulgado pela entidade, as franquias da cidade obtiveram faturamento de mais de R$ 3,5 bilhões, o que corresponde a um incremento de cerca de 16% ante 2022.
Os percentuais positivos também se repetem no que se refere ao número de empregos (5,35%) e de unidades (7,9%). Já em relação ao estado de São Paulo, os dados são ainda mais animadores. O faturamento chegou a R$ 81,8 bilhões (15,4%), o número de empregos teve uma elevação de 7,1%; enquanto o de operações subiu 6,7%.
Sexto desta gestão, o encontro contará com patrocínio da Unilever e PagBank e, entre as presenças confirmadas estão, além do diretor da Regional, Guto Covizzi, o coordenador da Regional, Felipe Buranello; a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, Adriana Flosi; além de representantes da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), da Federação das Associações Comerciais do Estado (FACESP) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campinas.
A reunião também contará com a participação de mais de 90 profissionais, entre franqueadoras, franqueados, fornecedores e parceiros.
A importância de se realizar o evento em Campinas reside no fato de que, entre as 106 marcas com sede no Estado de São Paulo chanceladas com o Selo de Excelência em Franchising 2024, 18 têm sede na cidade.
“Desde que assumimos a gestão da Regional, nossa intenção era fazer os encontros em localidades-chave do estado. Escolhemos Campinas pelo fato de ser uma importante região metropolitana. Outro motivo que torna a cidade tão importante é que, entre as 106 marcas do Estado de São Paulo chanceladas com o Selo de Excelência em Franchising 2024, 18 têm sede na cidade”, diz o diretor da Regional, Guto Covizzi.
Ele ainda acrescenta sua satisfação mediante à previsão de quórum. “Inicialmente, abrimos apenas 70 vagas, mas tivemos a grata surpresa de receber um número de inscrições que superou as nossas expectativas. Com isso, só podemos esperar que o evento seja um sucesso”, completa.
Na programação estão previstas as apresentações do case de Expansão Mercadão dos Óculos pelo CEO, Gustavo Freitas; do palestrante Gustavo Villareal, que discorrerá sobre “A experiência do cliente”; Juliano Pessani, que falará sobre “Mídias Sociais e Franchising”.
Sob a moderação de Felipe Buranello, também haverá o debate sobre Parcerias Estratégicas, que contará com a participação de Adriana Auriemo, vice-presidente da ABF e CEO da Nuty Bavarian e de Patrick Galetto, diretor de Novos Negócios da Fini. O encontro se encerra com a apresentação de Pedro Filho, da Wizard by Pearson, que contará a história da empresa.
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro.
O setor registrou um faturamento anual superior a R$ 240 bilhões em 2023, mais de 195 mil operações e cerca de 3,3 mil marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil.