Campinas acaba de receber a Fruta Imperfeita, serviço pioneiro que busca ressignificar a estética dos alimentos e combater o desperdício com entregas por assinatura de frutas, legumes e verduras “fora do padrão”, mas com qualidade e sabor preservados. Fundada em 2015 e adquirida pela Food To Save no final de 2024, a Fruta Imperfeita passa por um momento de expansão nacional.
A chegada à cidade marca mais um passo na missão conjunta de promover alimentação sustentável e com preços até 40% mais acessíveis, segundo a empresa, graças a uma cadeia curta que elimina intermediários. Os alimentos são selecionados com base na sazonalidade, e mesmo fora dos padrões estéticos convencionais, mantêm seu valor nutricional e sabor.
Para os moradores de Campinas, os pedidos já podem ser feitos pelo app da Food To Save, onde é possível escolher o tamanho da caixa e a frequência de entrega, se semanal ou quinzenal.
“Só para se ter uma ideia, cerca de 45% de todas as frutas e hortaliças que nascem são perdidas, de acordo com dados da ONU. A maioria desses alimentos vem de produtores rurais todos os dias, mas são descartados pelo varejo por terem cores, tamanhos e formatos fora do padrão. Apostamos na Fruta Imperfeita por nossa sinergia e propósito. Esses números representam mais do que resultados: são reflexo de um movimento coletivo que cresce a cada dia. Estamos ressignificando o valor do alimento e construindo em conjunto um futuro com menos desperdício e mais consciência”, afirma Murilo Ambrogi, CBO da Food To Save.
Com a chegada à região, a expectativa é que mais consumidores se tornem foodsavers, impactando positivamente toda a cadeia e contribuindo para uma alimentação mais acessível, justa e sustentável, destaca Ambrogi.











