A Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec) de Campinas foi destaque nacional ao receber o prêmio “Cidade do Futuro”, concedido pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI), na categoria de “Solução de Conectividade para Escolas”. O projeto de conectividade realizado pela Fumec é fruto de um convênio com a Secretaria Municipal de Educação para implementação, aquisição, manutenção e adequação de infraestrutura tecnológica para as escolas.
A cerimônia de premiação foi realizada em Brasília, na última quarta-feira (30) e a empresa executora foi a LPM. A iniciativa, já em andamento, foi reconhecida por buscar modernizar e universalizar o acesso à internet de alta qualidade em toda a rede municipal de ensino. O projeto foi dividido em quatro fases estratégicas para garantir não apenas a conexão, mas também a infraestrutura necessária para suportar as novas tecnologias.
Por meio do projeto, as escolas passaram a receber o sinal de wi-fi por fibra óptica. Com isso, toda a comunidade escolar ganhou uma internet de qualidade, com velocidade e estabilidade.
O benefício é revertido em melhoria no ensino, uma vez que as salas de aulas das unidades escolares têm equipamentos que usam a tecnologia, como a lousa digital. Também em sala, os estudantes podem dispor do notebook e do leitor digital, fornecidos pela Secretaria de Educação. Já os professores receberam tablets e notebooks, neste último caso para acessarem o diário digital. Os prédios administrativos também foram contemplados.
“Este prêmio reconhece o esforço e o planejamento da Fumec e da Prefeitura de Campinas em construir uma base sólida para a educação do futuro, em que a tecnologia atua como uma poderosa ferramenta de ensino, aprendizado e inclusão”, disse o secretário municipal de Educação, José Tadeu Jorge.

A Fumec foi representada pelo diretor do Departamento Financeiro e Projetos (DFP), Lucas Gimenez Pavanello
Fases do projeto de conectividade nas escolas:
1ª Parte: A Espinha Dorsal da Rede
A primeira etapa, já concluída, consistiu na passagem de 480 quilômetros de cabos de fibra ótica, interligando todas as 255 escolas e prédios administrativos da Secretaria Municipal de Educação (SME). Esta infraestrutura robusta, implantada ao longo de 2024, é a base que garantirá qualidade, estabilidade e alta velocidade de conexão, possibilitando o uso intensivo de recursos como streaming, voz sobre IP e vídeo. A parceria para esta fase foi selada através do termo de convênio nº 09/2023, firmado entre a FUMEC e a SME.
2ª Parte: Modernização da Infraestrutura Interna
Atualmente em fase final de implantação, com previsão de conclusão para o final de agosto deste ano, esta etapa foca na reestruturação interna das unidades. Estão sendo instalados novos cabos de rede, switches (dispositivo que conecta vários outros em uma rede local), roteadores e racks (estrutura que armazena o switch) para que as escolas possam suportar a nova velocidade de internet. O serviço, iniciado em abril de 2025, prioriza o acesso via Wi-Fi para uso pedagógico. Neste momento, dez escolas em diversas regiões da cidade já estão passando por essa modernização.
De acordo com Ary Pissinatto, superintendente da Fumec, a transformação proporcionada por uma infraestrutura de internet de qualidade é significativa.
“Para as escolas, representa a possibilidade de utilizar uma vasta gama de recursos educativos online, além de otimizar a gestão escolar. Para os alunos, significa aulas mais interativas, acesso rápido a fontes de pesquisa, desenvolvimento de projetos colaborativos e a familiarização com ferramentas tecnológicas essenciais para o futuro, promovendo a inclusão digital”, destacou.
3ª Parte: A Nova Internet
Com a licitação já homologada, esta fase consiste na contratação do novo serviço de internet que irá “iluminar” a rede de fibra ótica instalada. Esta é a etapa que efetivamente entregará a nova conexão de alta velocidade para toda a rede. A previsão é que o serviço comece a operar no início de setembro.
4ª Parte: Monitoramento e Segurança
Para assegurar a qualidade e a segurança de toda a rede, a quarta e última fase do projeto prevê a implementação de um monitoramento centralizado (NOC – Network Operations Center) e de segurança (SOC – Security Operations Center). Esta etapa está em fase final de contratação junto à IMA (Informática de Municípios Associados S/A).







