O mês de fevereiro foi marcado por ações significativas no combate ao analfabetismo em Campinas durante a campanha Fevereiro Violeta, que tem como objetivo incentivar e conscientizar a população sobre a importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Mais de 160 abordagens na estratégia de busca ativa de casa em casa foram realizadas por servidores da Fundação Para Educação Comunitária de Campinas (Fumec) desde 10 de fevereiro. O balanço é parcial, já que a campanha segue até 10 de março.
A campanha foi oficialmente aberta entre os dias 10 e 13 de fevereiro com eventos em cinco unidades regionais da Fumec. Nesses eventos houve debates e discussões sobre estratégias de incentivo a matrículas na EJA envolvendo equipamentos públicos, associações, entidades locais e organizações intersetoriais.
Os promotores das visitas domiciliares já realizaram 167 abordagens com entrevistas e levantamentos de dados. Essa etapa é importante para que se entenda as necessidades relacionadas à educação de cada pessoa e família, identificando assim possíveis candidatos a EJA.
Divulgação física e digital
A divulgação massiva do Fevereiro Violeta também tem sido destaque com carros de som, informações em pontos importantes da cidade como o prédio da Prefeitura e o Balão do Castelo e mobilização digital com estudantes, professores e funcionários da Fumec incentivando indicações de novos alunos para a EJA por meio das redes sociais.
Para facilitar o contato foi criado um canal de Whatsapp da Fumec que tira dúvidas, fornece informações e recebe encaminhamentos de matrículas, o número é (19) 9 9906-4656.
Também é realizado o direcionamento para as Escolas Municipais caso a necessidade do aluno seja a modalidade anos finais da EJA. Pessoas interessadas em cursos e formação profissional também são encaminhadas para o Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp), referência em educação profissionalizante no município.
Inscrições na Educação de Jovens e Adultos
A campanha Fevereiro Violeta vai até o dia 10 de março, mas o período de inscrições para o Programa EJA fica aberto durante todo o ano letivo, os interessados devem se matricular nas regionais da Fumec ou na sala de aula, diretamente com os professores. São necessários apenas o comprovante de identidade e de residência.
Mais informações sobre a EJA e ações do Fevereiro Violeta estão no site fumec.sp.gov.br







