O projeto Leia Comigo!, da Fundação Educar, anuncia o lançamento de seu novo título: Rei Gabinho, escrito por Majori Silva — escritora, estudante de Ciências Sociais e contadora de histórias — com ilustrações do Estúdio Pandora. A obra, disponível gratuitamente no site da Fundação, chega com a missão de fortalecer a representatividade e ampliar o diálogo sobre a cultura afro-brasileira entre crianças, famílias e escolas.
Escolhido para ser lançado justamente neste Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, Rei Gabinho chega como um importante instrumento de reflexão e celebração da identidade negra. A data, que homenageia Zumbi dos Palmares, simboliza a resistência, a memória e a conexão com a ancestralidade, elementos fundamentais no livro.
A história apresenta Gabinho, um menino curioso, cheio de vida e dono de cabelos “enrolados como mola”, sorriso largo e olhos atentos. Após ouvir na escola que seus antepassados foram escravizados, ele passa a questionar essa narrativa sobre suas origens. Em busca de respostas, encontra na avó a guardiã de memórias transmitidas pela oralidade, pelo afeto e sustentadas pela força de seus ancestrais.
Nessa jornada, Gabinho descobre que muitos de seus antepassados foram reis e rainhas africanos, reconhece tradições, palavras e costumes que atravessaram o oceano e seguem vivos na cultura brasileira. O livro, com linguagem sensível e potente, abre espaço para que crianças compreendam sua história com orgulho, respeito e pertencimento.
Segundo Cristiane Stefanelli, gestora da Fundação Educar, Rei Gabinho é uma leitura fundamental para ampliar o diálogo sobre identidade, consciência racial e pertencimento desde a infância. “Acredito ser um livro importante para gerar diálogos sobre trajetórias que marcaram nossa história. Além do respeito e o fortalecimento da autoestima das crianças. Dar visibilidade a temáticas tão relevantes para a sociedade é também papel da literatura infantil, e a Fundação Educar está comprometida com essa missão”, destaca a gestora.
O livro digital gratuito já está disponível no site da Fundação Educar: https://fundacaoeducar.org.br/fundacao-educar-biblioteca/











