O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, teve as operações de pousos e decolagens interrompidas por cerca de 45 minutos nesta sexta-feira (2), após um furto de cabos e atos de vandalismo na central de comunicação de rádios instalada dentro da área do terminal.
De acordo com a NAV Brasil, empresa responsável pela prestação de serviços de navegação aérea, o crime afetou os equipamentos de comunicação de rádio utilizados no controle do tráfego aéreo. Como medida de segurança, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) determinou a suspensão momentânea das operações, a fim de evitar riscos às aeronaves.
A Torre de Controle do aeroporto não foi diretamente comprometida e continuou operando normalmente. Ainda assim, a paralisação foi necessária para garantir a integridade das operações aéreas.
Segundo a NAV, as atividades foram normalizadas às 13h35, sem registro de cancelamentos de voos. No entanto, houve atrasos na chegada de quatro aeronaves e na partida de outras sete.
Em nota, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos informou que prestou o apoio necessário durante a interrupção e atuou para minimizar os impactos tanto no pátio de aeronaves quanto no terminal de passageiros.











