Nissan, Honda e Mitsubishi iniciaram discussões e considerações em direção a uma integração de negócios entre as empresas por meio do estabelecimento de uma holding conjunta. Se a fusão se confirmar, surgirá a terceira maior montadora do mundo.
A Honda e Nissan, segunda e terceira maiores marcas do Japão, um assinaram um memorando de entendimento (MOU) em 15 de março sobre uma parceria estratégica para a era da inteligência dos veículos e da eletrificação. Desde então, as duas empresas têm mantido discussões visando a colaboração em vários campos.
As duas montadoras pretendem concluir o acordo de fusão até a metade de 2025 e implantá-lo em 2026, sendo que a Honda será responsável por nomear o novo CEO. A Mitsubishi, que hoje está aliada à Nissan, informou que se posicionará a respeito até o final de janeiro de 2025.
Honda, Nissan e Mitsubishi continuarão como marcas distintas, compartilhando plataformas e motores em suas linhas para baratear custos de produção. A holding seria uma forma de fazer frente ao crescimento das concorrentes chinesas, como a BYD, e avançar no campo da eletrificação dos veículos.











