Pela primeira vez na história do futebol, seja nas gramas, nas quadras ou nas areias, Brasil e Argentina decidem uma Copa do Mundo. E o futsal é a modalidade coroada com esse momento inédito aguardado há tanto tempo.
A grande decisão entre brasileiros e argentinos acontece neste domingo (6), às 12h (horário de Brasília), em Tashkent, no Uzbequistão, sede do Mundial de Futsal de 2024. A partida terá transmissão ao vivo da TV Globo, do SporTV e da Cazé TV, no YouTube.
Aproveitando a histórica ocasião, o Hora Campinas relembra o dia em que a cidade de Campinas foi palco da grande rivalidade entre Brasil e Argentina no futebol de salão.
A história do maior clássico sul-americano já viveu um capítulo em território campineiro. Isso ocorreu no dia 15 de outubro de 2007, portanto há quase exatamente 17 anos, no Ginásio Coliseu do Colégio Liceu Salesiano. Mesmo com uma quadra fora dos padrões oficiais da FIFA, o local foi escolhido para receber o último de três amistosos entre as duas seleções, visando à disputa do Grand Prix de Futsal, que seria realizado na semana seguinte, em Santa Catarina, terminando com título do Brasil.
Antes do duelo em Campinas, outros dois jogos preparatórios entre Brasil e Argentina haviam sido realizados nos dias 12 e 13 de outubro, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, com vitórias brasileiras por 4 a 1 e 3 a 1, respectivamente.
Três meses antes, o Brasil também havia superado a Argentina no dia 28 de julho de 2007, no Riocentro, garantindo a conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Embora não seja modalidade olímpica, o futebol de salão integrou o programa do Pan do Rio 2007, a pedido do Comitê Organizador dos Jogos.
O jogo
Assim como havia acontecido na grande decisão dos Jogos Pan-Americanos, quando Falcão marcou dois gols na goleada por 4 a 1 sobre a Argentina, o grande craque da Seleção Brasileira repetiu a dose e balançou a rede duas vezes em Campinas, em nova vitória categórica, desta vez por 3 a 0.
À época com 30 anos, Falcão estava no auge da forma e presenteou o público campineiro com uma atuação de gala, um espetáculo à parte.
Os cerca de dois mil espectadores presentes naquela noite no Ginásio do Liceu testemunharam uma verdadeira “aula” de Falcão em plena segunda-feira, feriado escolar de Dia dos Professores, dentro das dependências de um dos mais tradicionais colégios particulares de Campinas.
O cartão de visitas de Falcão veio no primeiro tempo, com um lindo toque de calcanhar para Lenísio, na origem da jogada do gol que abriu o placar, marcado por Leandro Simi.
Na etapa final, Lenísio fez o trabalho de pivô para Falcão soltar a bomba de canhota: 2 a 0. O terceiro gol da partida, e segundo de Falcão, saiu após rápida tabela com William, seu então companheiro de Jaraguá.
Além dos gols, não faltaram dribles nem jogadas plásticas de Falcão, levando a torcida campineira ao delírio. Após o apito final, nada mais justo do que uma sonora ovação ao então melhor jogador de futsal do mundo.
História de Brasil e Argentina no Mundial de Futsal
Finalista pela sétima vez na história, o Brasil é o maior campeão mundial de futsal, com cinco títulos (1989, 1992, 1996, 2008 e 2012), seguido de longe pela Espanha, que é a segunda maior vencedora, com dois troféus, conquistados justamente sobre o Brasil, em 2000 e 2004.
A Argentina, por sua vez, possui somente um título mundial, conquistado em 2016, na Colômbia. Atual vice-campeã, disputará sua terceira final consecutiva, enquanto o Brasil retorna a uma decisão depois de 12 anos. Portugal é o atual detentor do título mundial, que voltará para as mãos de uma seleção da América do Sul.
Nos anos 80, o Brasil venceu dois dos três Mundiais organizados pela antiga Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa), mas a FIFA não reconhece as conquistas de 1982 e 1985. O Paraguai faturou o caneco em 1988, mas também não é chancelado pela entidade máxima do futebol.
Este será o oitavo encontro entre Brasil e Argentina na história da Copa do Mundo de Futsal, competição realizada pela FIFA desde 1989. Seis confrontos acabaram com vitórias brasileiras e apenas um com triunfo argentino.
Confira abaixo o retrospecto completo:
11/01/1989 – Brasil 6 x 3 Argentina (segunda fase de grupos) – Holanda
24/11/1992 – Brasil 5 x 1 Argentina (segunda fase de grupos) – Hong Kong
27/11/2000 – Brasil 4 x 1 Argentina (segunda fase de grupos) – Guatemala
29/11/2004 – Brasil 2 x 1 Argentina (segunda fase de grupos) – Taipé Chinês
05/12/2004 – Brasil 7 x 4 Argentina (disputa do 3º lugar) – Taipé Chinês
14/11/2012 – Brasil 3 x 2 Argentina* (quartas de final) – Tailândia
29/09/2021 – Brasil 1 x 2 Argentina (semifinal) – Lituânia
*A vitória foi garantida na prorrogação











