As poucas horas que o gigante ucraniano Antonov An-124, de matrícula UR-82027, ficou em solo campineiro provocaram frisson e extrema curiosidade de apaixonados pela aviação. O jato, operado pela ucraniana Antonov Airlines, partiu do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, às 3h20 da madrugada deste domingo. As informações são do site Aeroin, especializado no setor aéreo e considerado referência no segmento.
O avião, considerado o maior cargueiro do mundo, chegou a Campinas para embarcar uma carga de grandes dimensões, de aproximadamente 30 toneladas. A carga, que não foi divulgada, já está em Buenos Aires, Argentina.
Além da curiosidade natural sobre a carga e a manobra do gigante, havia também uma dúvida sobre a sua “identidade”. É que a invasão russa à Ucrânia, em 2022, resultou na destruição de galpões, aeroportos e de pelo menos um Antonov. Só que o cargueiro destruído no ataque, cujas imagens correram o mundo, era um “irmão” do Antonov An-124 que veio a Campinas.
Aquele Antonov destruído era o gigante AN-225 Mriya. Com a morte do “irmão”, o grande avião de quatro motores que passou por Viracopos neste final de semana passou a ser o maior do mundo.
Veja vídeo do pouso, abaixo:
A chegada da aeronave no sábado (15) reuniu centenas de pessoas na cabeceira da pista do Aeroporto de Viracopos. A decolagem do avião, rumo à Argentina, segundo o site Aeroin, ocorreu no horário esperado.
Antonov An-124
O An-124 Ruslan é o maior avião cargueiro em operação atualmente, título assumido após a destruição de seu “irmão” mais novo e maior, o An-225 Mriya, durante a invasão russa à Ucrânia em 2022.
O modelo celebrou seus 40 anos de atividade ao final do ano passado. Com 69 metros de comprimento e 21 metros de altura, o An-124 é capaz de transportar até 150 toneladas de carga. No entanto, seu recorde “pessoal” em operação comercial é de 135 toneladas, obtido em 1993 quando transportou um gerador elétrico da Siemens da Alemanha para a Índia.
Uma frota total de 55 aeronaves An-124 foi produzida entre os anos de 1982 e 2004.
Atualmente, elas são operadas principalmente por países que eram membros da ex-União Soviética ou do Pacto de Varsóvia. Na Rússia, os aviões servem a Força Aérea Vermelha e a companhias aéreas como a Volga-Dnepr, Maximus Air Cargo, além da própria fabricante, a Antonov, que possui sua própria companhia aérea de transporte de carga.
No Brasil, a presença do An-124 foi registrada em diversos aeroportos, incluindo Campinas, Confins, Guarulhos, Galeão, Salvador, Recife, São José dos Campos, entre outros.
Com informações do site Aeroin
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