Uma bebê recém-nascida foi resgatada pela Guarda Municipal (GM) na manhã deste domingo (10), após ser encontrada com vida dentro do cocho de uma fazenda no bairro Moranguinho, em Pedreira, na Região Metropolitana de Campinas (RMC).

A denúncia foi feita por um tratador de animais que trabalha naquela área rural. Ele acionou a corporação após encontrar a criança abandonada quando abastecia o cocho com alimento para os animais. Enrolada em um pano, a menina ainda estava com o cordão umbilical preso ao corpo e apresentava sinais de hipotermia.

Encaminhada ao Pronto-Socorro do Hospital Municipal Humberto Piva, em Pedreira, a bebê recebeu os primeiros atendimentos e foi alimentada pela equipe médica da unidade, antes de ser novamente transportada com destino ao Hospital Municipal Walter Ferrari, em Jaguariúna.
A perícia foi chamada e esteve no local do abandono para iniciar a investigação.
O caso foi registrado na Delegacia de Jaguariúna e será acompanhado pelo Conselho Tutelar. Os responsáveis pelo bebê ainda não foram identificados. De acordo com o Código Penal Brasileiro, em seu artigo 134, na redação pelo Decreto Lei nº 2.848, de 1940, a pena prevista para o crime de exposição ou abandono de recém-nascido para ocultar desonra própria corresponde a detenção de seis meses a dois anos. Se do fato resultar lesão corporal de natureza grave, a pena sobe para um a três anos. Em caso de morte, a detenção é entre dois e seis anos.