Em dia de rivalidade à flor da pele desde o primeiro minuto de jogo, Ponte Preta e Guarani criaram oportunidades, a Macaca foi mais eficaz e venceu o Dérbi 204 por 1 a 0 neste sábado (20), no Moisés Lucarelli, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Em lance de puro talento, o meia Fessin brilhou e marcou um golaço para garantir o triunfo pontepretano. Nos acréscimos do segundo tempo, o goleiro Caíque França fez milagre para evitar gol do volante Rodrigo Andrade.

Com a vitória, a Macaca colocou ponto final do jejum de quatro jogos sem triunfo sobre o Bugre.
Além disso, garante a reabilitação no torneio nacional e chega aos 32 pontos, provisoriamente na 11ª posição na tabela de classificação do torneio nacional.
Derrotado, o Alviverde amarga o jejum de 13 anos sem vencer no Moisés Lucarelli, estaciona nos 23 pontos, cai para a penúltima posição na tabela de classificação do torneio nacional e permanece na zona de rebaixamento, três pontos atrás do CSA, primeiro time fora do Z4.
O jogo
A partida começou pegada, com marcação muito forte no meio-campo. A primeira oportunidade foi do Guarani. Giovanni Augusto levantou bola na área, Madison cabeceou, e o goleiro Caíque França foi seguro para defender. A Macaca foi para o ataque e respondeu em rebote de cobrança de falta de Elvis. A bola sobrou para Fessin, o meia chutou forte, e o goleiro Mauricio Kozlinski foi bem para fazer a defesa.

A Macaca cresceu no jogo e por pouco não abriu o placar em nova cobrança de falta de Elvis. Wallisson desviou de cabeça, e Kozlinski fez grande defesa para evitar o gol. No minuto seguinte, o Bugre teve oportunidade com Yuri. O atacante foi lançado na área, tentou empurrar a bola para o gol com um carrinho, mas Caíque França saiu bem para abafar a jogada.
Nos acréscimos do primeiro tempo, Igor Formiga criou jogada pela direita e encontrou bom passe para Wallisson. O meia girou bem, finalizou, e a bola passou perto da trave.
O Guarani voltou bem no segundo tempo e quase inaugurou o marcador em cobrança de falta de Giovanni Augusto. Lucas Ramon desviou para o gol, e o goleiro Caíque França fez defesa espetacular. Em boa jogada construída no meio-campo, Elvis recebeu passe na entrada da área, mandou a bola para o gol, e ela passou perto da trave.
O nível da partida caiu com a forte marcação das duas equipes e o clima tenso do Dérbi.
No entanto, a Ponte Preta voltou a atacar e abriu o placar com um golaço de Fessin. O meia recebeu passe no meio-campo, limpou a marcação e, de longe, soltou uma bomba para colocar a bola na gaveta e fazer a festa dos mais de 16 mil torcedores presentes no Moisés Lucarelli.

Logo após o gol, o volante Richard Rios, do Guarani, deixou o braço no meio-campo e recebeu cartão vermelho na hora.
Nos acréscimos, o Guarani partiu para a última pressão e por muito pouco não chegou ao empate. Rodrigo Andrade recebeu ótimo passe na área, saiu cara a cara com Caíque França, soltou uma bomba, e o goleiro pontepretano fez defesa espetacular para evitar o gol.
Agenda
Na próxima rodada, o time de Hélio dos Anjos tem o Novorizontino como adversário, nesta quinta-feira (25), às 21h30, no estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte. Os comandados de Mozart Santos voltam a campo no sábado (27), quando enfrentam o Tombense, às 11h, no Brinco de Ouro da Princesa.
FICHA TÉCNICA: PONTE PRETA 1X0 GUARANI
Ponte Preta: Caíque França; Igor Formiga (Norberto), Mateus Silva, Fábio Sanches e Artur; Felipe Amaral (Moisés Ribeiro), Léo Naldi (Rithely) (Nicolas), Wallisson, Elvis e Fessin (Leandro Barcia); Lucca. Técnico: Hélio dos Anjos.
Guarani: Mauricio Kozlinski; Lucas Ramon, João Victor, Derlan e Jamerson; Madison (Richard Rios), Rodrigo Andrade e Giovanni Augusto; Bruno José (Lucas Venuto), Edson (Bruno Miranda) e Yuri (Nicolas Careca). Técnico: Mozart Santos.
Gol: Fessin, aos 35′ do segundo tempo.
Local: Estádio Moisés Lucarelli, Campinas (SP).
Público pagante: 15.095 torcedores.
Público não pagante: 1.755 torcedores.
Público total: 16.850 torcedores.
Renda: R$ 199.600,00
Cartões amarelos: Felipe Amaral, Rithely, Moisés Ribeiro (PON); Giovanni Augusto, Lucas Ramon, Richard Rios (GUA).
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE).
