O Governo de São Paulo realizou, na última quarta-feira (10), na Capital, a formatura do Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública. Com 2,5 mil soldados que passarão a reforçar o efetivo, a cerimônia marcou o maior contingente de policiais soldados de 2ª classe formados nos últimos cinco anos.
“É grande a responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública e das polícias em São Paulo. E vocês estão preparados. Foram testados em exames rigorosos, iniciaram sua formação, foram testados em todos os momentos e atributos”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas durante a cerimônia.
“Vocês têm todas as ferramentas para exercer um excelente trabalho. E serão referência para toda a sociedade. O cidadão enxerga vocês com esperança. Não esqueçam seus valores. Nunca se esqueçam da honra, da lealdade e da coragem. Vocês serão exigidos todos os dias, mas lembrem-se da família, que estará em casa esperando que vocês voltem em segurança”, continuou Tarcísio.
Os novos policiais serão distribuídos em batalhões e outras unidades da corporação a partir de fevereiro de 2026, após participarem da Operação Verão, reforçando a segurança no Litoral Sul e Norte do estado.
Do total de formados, cerca de 250 soldados vão integrar o Corpo de Bombeiros.
“A chegada desses novos soldados reforça nossa capacidade de resposta e eleva ainda mais a presença da Polícia Militar nas ruas, representando o compromisso permanente em fortalecer a segurança e proteger cada cidadão”, destacou o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Osvaldo Nico Gonçalves.
Com início em janeiro deste ano, os 2.518 alunos passaram por um ano de especialização na Escola Superior de Soldados (ESSd), em Pirituba, onde se formaram no Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública.
Desde 2023, o Governo de São Paulo abriu 13,5 mil vagas para a Polícia Militar, reforçando o policiamento em todo o estado. Atualmente, há mais dois concursos para soldados em andamento, totalizando 4,9 mil vagas.
Os novos policiais serão distribuídos em batalhões e outras unidades da corporação a partir de fevereiro de 2026, após participarem Operação Verão, reforçando a segurança no litoral sul e norte do estado
(Agência SP)







