O meia Pita, que se destacou no Santos e São Paulo, e o ponta direita Tato, campeão paulista pela Inter de Limeira em 1986, vestiam a camisa bugrina quando o Guarani venceu o Náutico pela última vez em Pernambuco. Em 24 de setembro de 1989, o Bugre ganhou por 2 a 1 no Estádio dos Aflitos, no Recife, em duelo válido pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro.
Depois, foram mais oito jogos entre ambos no estado, um em Caruaru e sete no Estádio dos Aflitos, com seis derrotas do alviverde e dois empates. No sábado (13), às 17h, nos Aflitos, o Guarani joga para quebrar o tabu.
Depois de perder o Dérbi na estreia do quadrangular decisivo da Série C do Campeonato Brasileiro, o Guarani precisa do triunfo na segunda rodada, no Recife, para não se complicar na briga pelo acesso no Grupo C.
O Náutico ganhou do Brusque em Santa Catarina por 1 a 0 no domingo (7) e lidera a chave ao lado da Ponte Preta, com 3 pontos. Bugre e Brusque ainda não pontuaram. Restam cinco rodadas para o encerramento da fase e os dois melhores do grupo garantem o acesso.
Há 36 anos
Na última vitória bugrina sobre o Timbu em Pernambuco, os donos da casa abriram o placar aos 43 do primeiro tempo com Bizu. Na segunda etapa, veio a virada bugrina, com gols do centroavante Marcos Roberto e do ponteiro Tato.
No jogo, o Guarani foi comandado pelo saudoso Dimas Monteiro, goleiro do clube entre 1958 e 1968 e que trabalhou na comissão técnica bugrina por vários anos depois de encerrar a carreira. Contra o Náutico, ele estava na condição de treinador interino após a saída de Marinho Perez. Na partida seguinte, diante do Flamengo, Cilinho assumiu o comando.
O Guarani entrou em campo com a seguinte formação: Sérgio Neri, Betão, Vítor Hugo, Pereira e Albéris; Aírton, Charles e Cristóvão (Vânder); Tato, Marcos Roberto e Pita.
A última vez que o Guarani enfrentou o adversário como visitante foi pela Série B de 2022, quando o jogo terminou empatado por 1 a 1. Bruno José abriu o placar para o Bugre no primeiro tempo e Amarildo empatou aos 49 da etapa final.
No retrospecto em Pernambuco, são seis vitórias do Náutico, três do Guarani e quatro empates em 13 partidas. No geral, contando também os confrontos no Brinco de Ouro, o time de Campinas tem 11 triunfos e 10 derrotas, além de 5 empates no total de 26 jogos.