Ainda sem saber o que é vitória no Campeonato Brasileiro da Série B deste ano, o Guarani volta a campo nesta quinta-feira (21) e enfrenta o Grêmio, às 16h30, na Arena do Grêmio, pela 3ª rodada da competição. Necessitando dos três pontos, o Bugre vai a Porto Alegre em busca de quebrar jejum de 20 anos sem derrotar o Tricolor em território gaúcho.
Na história, Guarani e Grêmio se enfrentaram em 29 partidas, com 12 triunfos do Alviverde, cinco empates e 12 resultados favoráveis a equipe do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, foram 17 jogos, com seis vitórias bugrinas, dois empates e nove derrotas.
A última vitória do time campineiro sobre o Tricolor, em território gaúcho, ocorreu no dia 22 de agosto de 2002, pelo placar de 2 a 0, no estádio Olímpico, pelo Campeonato Brasileiro da Série A. Naquele dia, os atacantes Brener e Sérgio Alves balançaram a rede para o Alviverde, na época comandado pelo técnico Jair Picerni, e garantiram os três pontos.
Após esse jogo, Guarani e Grêmio voltaram a se enfrentar em mais três oportunidades em Porto Alegre, com duas vitórias do Tricolor e um empate. O último duelo entre as equipes, no Rio Grande do Sul, ocorreu no dia 1º de setembro de 2010, mais uma vez no estádio Olímpico, e terminou com vitória dos gaúchos por 1 a 0, com gol marcado pelo atacante Jonas, em confronto válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.
A partida desta quinta-feira (21), entre Grêmio e Guarani, será a primeira da história realizada na Arena do Grêmio, inaugurada em 2012, substituindo o estádio Olímpico que atualmente encontra-se desativado e em situação de degradação.
Somando confrontos em Porto Alegre e Campinas, Guarani e Grêmio se enfrentaram pela última vez no dia 28 de novembro de 2010, no Brinco de Ouro da Princesa, e o Tricolor Gaúcho venceu por 3 a 0, com gols marcados pelos atacantes Jonas, André Lima e Diego Clementino.
Na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro da Série B, Guarani e Grêmio vivem situação parecida, com apenas um ponto conquistado nas duas primeiras rodadas da competição nacional. Até o momento, as equipes apresentam campanha de uma derrota e um empate e necessitam dos três pontos na tarde desta quinta-feira (21).











