O Guarani terá pela frente um duelo complicado para defender a liderança do Grupo B do Campeonato Paulista. No domingo (16), às 16h, visita o São Bernardo, que não somente tem a segunda melhor campanha do Paulistão, mas leva uma vantagem grande nos confrontos contra o Bugre. O Bernô nunca perdeu para a equipe de Campinas, que tem a missão de mais uma vez quebrar o tabu diante do adversário.
O retrospecto aponta três vitórias do São Bernardo e três empates nos seis confrontos na história. Foram ainda apenas quatro gols marcados pelo Guarani e 11 sofridos.
Na relação, constam uma goleada por 5 a 1 no Brinco de Ouro, no Paulistão de 2023, e uma vitória por 4 a 2 no Estádio Primeiro de Maio, no ABC, em 2010, pela Série A2. A outro triunfo do São Bernardo foi obtido em 2018, também pela segunda divisão estadual, quando ganhou por 2 a 1 em casa. Os três empates do duelo foram por 0 a 0.
O confronto irá se repetir também na Série C do Brasileiro deste ano. Neste Paulistão, a equipe do ABC lidera o Grupo D com 19 pontos e, na classificação geral, só fica atrás do Corinthians, que tem 25. O Guarani, por sua vez, soma 11 no Grupo B, à frente de Portuguesa (10) e Santos (9).
Confira abaixo o retrospecto
10/02/2010 – São Bernardo 4 x 2 Guarani – Campeonato Paulista Série A2
23/01/2013 – Guarani 0 x 0 São Bernardo – Campeonato Paulista
23/01/2018 – São Bernardo 2 x 1 Guarani – Campeonato Paulista Série A2
19/03/2022 – São Bernardo 0 x 0 Guarani – Campeonato Paulista
15/02/2023 – Guarani 1 x 5 São Bernardo – Campeonato Paulista
24/01/2024 – Guarani 0 x 0 São Bernardo – Campeonato Paulista
Fonte: https://www.jogosdoguarani.com/
Para tentar quebrar o tabu ou pelo menos pontuar na casa do adversário, o Guarani terá a zaga reforçada com o retorno de Lucas Rafael, que cumpriu suspensão no empate por 0 a 0 contra o Novorizontino em razão da expulsão no Dérbi.
Uma das surpresas no time no duelo da última quinta-feira (13), no Brinco de Ouro, foi a ausência do atacante João Marcelo, artilheiro e líder em assistências no time. O jovem, revelado na base, iniciou no banco de reservas e entrou no intervalo. O técnico Maurício Souza explicou a escolha.
“As mudanças são feitas levando em conta os aspectos técnicos, físicos e táticos, além do melhor para o jogo do momento e também já pensando na partida seguinte. Tem jogador que está atuando mais tempo do que poderia atuar em razão do desgaste e lesões recentes. Dentro de todo esse contexto, o João Marcelo se encaixa.”
O Guarani anunciou ontem que o atacante Matheus Régis corre o risco de ser substituído na lista de inscrição do Paulista. Com lesão no joelho, o jogador não esteve entre os relacionados contra o Novorizontino e pode passar por cirurgia.