O Guarani teve oportunidades no primeiro tempo, não balançou a rede, caiu de produção na etapa final e ficou no empate por 0 a 0 com o Vasco, na noite desta quinta-feira (19), na Arena da Amazônia, em Manaus, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Com o resultado, o Bugre fica com oito pontos na tabela de classificação do torneio nacional e permanece na 17ª posição, dentro da zona de rebaixamento, com cinco empates, duas derrotas e apenas uma vitória. A igualdade deixa o Cruz-Maltino na 3ª colocação, dentro do G4, com 14 pontos. A equipe carioca permanece invicta na competição, com três triunfos e cinco empates até o momento.
O jogo
A partida começou movimentada, e o Guarani quase abriu o placar. De fora da área, o atacante Júlio César soltou uma bomba, e o goleiro Thiago Rodrigues fez bela defesa para evitar o gol. Mesmo diante da pressão da torcida do Vasco, o Bugre teve nova chance no lance seguinte, desta vez com Diogo Mateus. Pela direita, o lateral chutou forte, e o arqueiro do Cruz-Maltino fez grande defesa.
Aos 34’, o time carioca assustou pela primeira vez em bola lançada na área. Figueiredo cabeceou, Andrey desviou, e a bola passou muito perto da trave. O Bugre respondeu em ótima jogada de Giovanni Augusta. Bruno José foi lançado, cruzou na área, e o zagueiro Anderson Conceição foi impecável para fazer o desarme na hora certa.
O Guarani continuou dominante na partida e por muito pouco não abriu o placar depois de bate e rebate na área. Giovanni Augusto finalizou, e a bola explodiu na trave. No rebote, Ernando cabeceou, a bola desviou em Lucão do Break, e Thiago Rodrigues fez defesa espetacular no último lance de perigo do primeiro tempo.

O Vasco voltou melhor na etapa final e por pouco não abriu o placar logo no início. Gabriel Dias avançou pela direita e encontrou ótimo passe para Figueiredo. O atacante chutou forte, e Kozlinski fez grande defesa para a bola não ir para a rede. No lance seguinte, o Cruz-Maltino teve nova oportunidade em bola cruzada na área. Raniel cabeceou e assustou o torcedor do Guarani. Em cobrança de escanteio, Bruno Nazário levantou a bola na área, novamente Raniel foi quem testou, e a bola passou perto da trave.
Aos 18’, o Bugre respondeu em bola desviada de cabeça por Lucão do Break. O lateral-direito Diogo Mateus ficou com a sobra, finalizou para o gol, e a bola explodiu na rede pelo lado de fora. Logo depois foi a vez dos cariocas terem chance com Palacios. O meia limpou a marcação, chutou para o gol, mas a bola acabou desviando na defesa alviverde e saiu pela linha de fundo.
Melhor no segundo tempo, o Vasco teve nova oportunidade com Palacios. O chileno cobrou falta, Gabriel Dias desviou de cabeça, e a bola passou perto do gol. Caiu o ritmo do jogo, mas o Guarani voltou a assustar depois de troca de passes. Diogo Mateus cruzou, Lucão do Break cabeceou, e a bola foi por cima do gol.
Na reta final da partida, o zagueiro Anderson Conceição subiu bem em cobrança de escanteio, e Kozlinski mais uma vez foi seguro para defender. O Cruz-Maltino continuou dominante e teve grande oportunidade com Gabriel Pec. O atacante recebeu cruzamento, testou para o gol, e o goleiro bugrino fez bela defesa.
Aos 45’, Giovanni Augusto teve a melhor chance do Guarani no segundo tempo em cobrança de falta. O meia chutou forte e isolou, com a bola indo para a arquibancada. O Vasco foi para cima e quase chegou a vitória em cabeceios de Gabriel Dias e Erick. No primeiro lance, Kozlinski fez e a defesa. No segundo, a bola passou tirando tinta da trave.
Com espaço, o Bugre aproveitou o contra-ataque e teve oportunidade com Nicolas Careca. O centroavante limpou a marcação, chutou, e Thiago Rodrigues foi seguro para evitar o gol no último lance de perigo do jogo.
Agenda
Na próxima rodada, o Guarani tem o Sampaio Corrêa como adversário, sábado (28), às 19h, no estádio Castelão, em São Luís, no Maranhão. O Vasco volta a campo na quinta-feira (26), quando enfrenta o Brusque, às 19h, em São Januário, no Rio de Janeiro.
FICHA TÉCNICA: GUARANI 0X0 VASCO
Guarani: Mauricio Kozlinski; Diogo Mateus, Ernando (Leandro Castan), Ronaldo Alves e Matheus Pereira; Madison, Leandro Vilela (Silas) e Giovanni Augusto; Bruno José (Yago), Júlio César (Ronald) e Lucão do Break (Nicolas Careca). Técnico: Ben-Hur Moreira (interino).
Vasco: Thiago Rodrigues; Gabriel Dias, Quintero, Anderson Conceição e Edimar; Juninho (Matheus Barbosa), Andrey (Isaque) e Bruno Nazário (Palacios); Gabriel Pec, Figueiredo (Erick) e Raniel (Getúlio). Técnico: Zé Ricardo
Local: Arena da Amazônia, Manaus (AM).
Público presente: 33.048 torcedores.
Renda: R$ 2.801.270.
Cartões amarelos: Matheus Pereira, Mauricio Kozlinski (GUA); Thiago Rodrigues, Quintero, Matheus Barbosa, Palacios (VAS).
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (PR)