Teoricamente, o cenário está favorável para o Guarani conquistar a vaga na segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro, sábado (30), às 17h, em Tombos-MG, pela última rodada da primeira fase. Afinal, o adversário será o lanterna Tombense-MG, que na história nunca ganhou do Bugre e vai entrar em campo já rebaixado à Série D. No entanto, o discurso no Brinco de Ouro é de que, na prática, a realidade é diferente.
Jogadores e comissão técnica não acreditam em “vida fácil” no duelo em que o time precisa da vitória para se classificar sem depender de outros resultados.
Exemplos de equipes que deixaram escapar uma classificação na última rodada ao perderem para adversários já rebaixados há inúmeros no futebol. Em 2014, por exemplo, o Boa Esporte só dependia de uma vitória sobre o rebaixado Icasa-CE para garantir o acesso à Série A, porém foi derrotado por 3 a 2 em Juazeiro do Norte e permaneceu na segunda divisão.
Outro caso parecido aconteceu mais recentemente, em 2023, quando o Vila Nova subiria para a elite nacional se conquistasse três pontos diante do rebaixado ABC, em Natal. No entanto, foi derrotado por 3 a 2 e também frustrou sua torcida.
No sábado, mesmo com empate ou até mesmo com derrota o Guarani tem chance de se classificar. Mas, nos dois casos, dependeria de tropeços da concorrência e a equipe não quer “dar sopa para o azar”.
“Falei com os jogadores ainda no vestiário, após a partida contra o Confiança, que há inúmeros exemplos no futebol de equipes que não se preparam”, disse o técnico bugrino Matheus Costa, após a vitória por 1 a 0, na rodada passada, no Brinco de Ouro.
“Independentemente de quem iremos enfrentar, temos que fazer o nosso melhor para buscar o resultado. Vamos enfrentar um adversário que vai tentar se valorizar e fará de tudo para se sobressair contra um time gigante.”
Retrospecto
O Guarani nunca perdeu do Tombense na história. O retrospecto aponta cinco vitórias e três empates em oito jogos. Os números registram ainda 13 gols a favor do alviverde e cinco contra. O último duelo entre ambos aconteceu em 17 de setembro de 2023 pela Série B, quando o Bugre ganhou por 3 a 0, no Brinco.







