O Guarani enfrenta o Floresta neste sábado (17), às 17h, em Horizonte-CE, com o desafio de se afastar da zona de rebaixamento da Série C do Campeonato Brasileiro. Para isso, terá que fazer o que ainda não conseguiu na temporada 2025: vencer fora de casa. O duelo é válido pela sexta rodada e terá transmissão da Band, Nosso Futebol e DAZN. O árbitro da Bahia Bruno Nogueira Prado apita o jogo.
Como visitante, o desempenho do Guarani em 2025 é decepcionante. O aproveitamento é de apenas 8,3%, com dois pontos somados em 24 possíveis. No total, foram oito jogos fora de casa, com dois empates e seis derrotas. Na Série C, perdeu os dois que fez longe do Brinco de Ouro – 1 a 0 diante do Brusque e 2 a 0 contra o Caxias. Agora, precisará encerrar o jejum para não correr o risco de se afundar no Z4.
O Guarani é o 17º colocado, com 3 pontos, após quatro derrotas e apenas uma vitória em cinco rodadas, e abre a zona da morte. Confiança e Anápolis, que entram em campo na segunda-feira (19), têm a mesma pontuação, mas estão em desvantagem nos critérios de desempate e por isso ocupam o 18º e 19º lugares, respectivamente. Com 2 pontos, o Figueirense é o lanterna. A equipe catarinense recebe o terceiro colocado Ituano neste domingo (18).
A partida contra o Floresta será a terceira sob o comando do técnico Marcelo Fernandes e a primeira fora de casa. Por enquanto, seu aproveitamento é de 50%, após vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo-PB em sua estreia e derrota contra o São Bernardo por 1 a 0 na última rodada. “A gente já se adaptou ao trabalho do professor, entendemos o que ele quer”, diz o zagueiro Raphael Rodrigues, um dos líderes do elenco. “Acredito que agora vamos seguir numa crescente. Estamos muito incomodados com essa situação e existe uma cobrança interna dentro do grupo para podermos mudar o quadro. A torcida pode esperar que vamos dar a cara à tapa.”
O volante Nathan Camargo desfalca o Guarani. Contra o São Bernardo, ele recebeu o terceiro cartão amarelo e ainda foi expulso. Assim, cumprirá suspensão neste sábado e também na próxima rodada, daqui nove dias, na segunda-feira (26), contra o Figueirense, no Brinco. Pablo Baianinho, que trata lesão no joelho, também estará ausente.
A tendência é de que o volante Mateus Sarará entre na vaga de Nathan Camargo e João Victor e Lucas Justen podem ser as outras novidades na escalação. O meia atacante é alvo de elogios por parte de Fernandes e na última partida injetou um “novo gás” na equipe quando entrou no intervalo. O jogador deve substituir o volante Anderson Leite ou o meia Isaque. Já na lateral direita, JP Galvão foi titular nas últimas partidas, mas Justen pode retomar a posição de titular.
Do outro lado
O Floresta, comandado pelo técnico Leston Júnior, vem numa linha ascendente no campeonato. Perdeu os dois primeiros jogos, empatou o terceiro e agora vem de duas vitórias seguidas. Com 7 pontos, ocupa a 11ª colocação.
Confira a provável escalação do Guarani:
Andrey; JP Galvão (Lucas Justen), Raphael Rodrigues, Alan Santos e Emerson; Mateus Sarará, Caio Melo e Isaque (Anderson Leite); João Victor, Deni Júnior e Rafael Bilu. Técnico: Marcelo Fernandes.







