Depois de uma atuação fraca no empate por 0 a 0 com o Floresta, sábado (17), em Horizonte, o Guarani corre o risco de voltar a ocupar a lanterna no complemento da sexta rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, que terá dois jogos na noite desta segunda-feira (19). Se Confiança e Anápolis vencerem, o Guarani cai para a última colocação. A equipe de Aracajú recebe o Londrina, integrante do G8, enquanto a goiana visita o ABC, que também luta para fugir da rabeira. As duas partidas começam às 19h30.
O Bugre iniciou a rodada na 17ª colocação, dentro da zona de rebaixamento, onde permaneceu após o empate no Ceará, resultado que o levou aos 4 pontos. No entanto, domingo (18), o então lanterna Figueirense venceu o Ituano por 2 a 0, subiu na classificação com 5 e jogou o time de Campinas para o antepenúltimo lugar, à frente apenas de Confiança e Anápolis, que somam 3.
O Guarani só cai para a lanterna se os dois concorrentes ganharem seus jogos.
Caso ambos empatem, igualam a equipe campineira na pontuação, mas ficam atrás na tabela por desvantagem nos critérios de desempate e não há mudança na ordem das posições. O melhor cenário para o Guarani é a derrota de ambos, o que o manteria no antepenúltimo lugar e um pouco menos pressionado do que na situação atual. Se um concorrente vencer o outro empatar ou perder, o Bugre fica na vice-lanterna.
Na próxima rodada, o Guarani volta a jogar em casa. Segunda-feira (26), às 19h30, no Brinco de Ouro, recebe o Figueirense. Para essa partida, o técnico Marcelo Fernandes não poderá contar com o zagueiro Alan Santos e o volante Nathan Camargo, que cumprem suspensão.
Por outro lado, o treinador espera pela recuperação dos atletas lesionados. Com torção no joelho, o meia atacante Pablo Baianinho desfalcou a equipe nos dois últimos jogos. Já o meia Caio Mello, com estiramento na coxa, e o atacante Rafael Bilu, também lesionado no joelho, não atuaram contra o Floresta.
Com uma pancada na cabeça, o meia Geovane não voltou para o segundo tempo da partida no Ceará. Depois do jogo, ele foi encaminhado para um hospital local, onde passou por avaliações. Segundo o clube, os exames não apontaram alterações e o jogador está bem.