Na última vez que participou da Série C do Campeonato Brasileiro, em 2016, o Guarani conquistou o acesso sob o comando de Marcelo Chamusca. Neste sábado (30), o treinador reencontra o Bugre, em Tombos-MG, em duelo pela última rodada da primeira fase da terceira divisão nacional. Chamusca é o técnico do Tombense, que entrará em campo já rebaixado, enquanto a equipe de Campinas tentará confirmar a classificação à segunda fase.
Há 9 anos, o Guarani de Chamusca conquistou o acesso em um duelo marcado pela recuperação. Na época, a Série C tinha um formato diferente do atual e, no confronto de mata-mata que definiu uma das vagas à Série B, o Bugre saiu atrás do ASA, em Arapiraca-AL, ao perder por 3 a 1. Na volta, em Campinas, precisava ganhar por dois gols de diferença para definir nos pênaltis, mas fez 3 a 0 e subiu de divisão.
Em seguida, na definição da vaga à final, o Guarani novamente precisou reverter uma desvantagem e ainda maior. Perdeu por 4 a 0 do ABC em Natal, mas ganhou por 6 a 0, na volta, no Brinco, e avançou. Na decisão, perdeu o título para o Boa Esporte.
Chamusca foi o primeiro treinador a conseguir o acesso em todas as divisões do Campeonato Brasileiro. O baiano de Salvador levou o Salgueiro para a Série C em 2013, o Guarani para a B em 2016 e o Ceará para a primeira divisão no ano seguinte. Ele teve outra passagem pelo Brinco de Ouro durante a Série B de 2022, mas ficou por pouco tempo.
Na atual temporada, Chamusca assumiu o Tombense em meados de julho, na vaga do demitido Raul Cabral, mas não conseguiu levar o time a uma reação.
A equipe mineira entra em campo neste sábado com o objetivo de terminar a competição fora da lanterna, posição que ocupa atualmente. Para isso, terá de vencer e torcer para o vice-lanterna Retrô não ganhar do Confiança, em Aracaju. Hoje, o Carcará soma 13 pontos, um a menos do que o time pernambucano.











