Sentimentos opostos marcaram o empate por 0 a 0 entre Guarani e Ceará neste domingo (24) à noite, no Brinco de Ouro, pela 38ª e última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Enquanto os visitantes faziam festa pelo acesso junto com sua torcida, que era maioria no estádio, os donos da casa se despediam da temporada 2024 ainda com a sensação melancólica gerada pelo rebaixamento consumado na antepenúltima rodada.
O Guarani terminou a Série B na lanterna, com 33 pontos. Foram apenas 8 vitórias na competição, além de 9 empates e 21 derrotas. O aproveitamento foi abaixo dos 29%. Caio Dantas, que poderia ser considerado o destaque da equipe, ao terminar a competição na vice-artilharia, com 11 gol, teve atuação pífia ontem. O atacante completou oito jogos de jejum sem conseguir acertar passe e dar sequência às jogadas.
Apesar de ter contrato até o fim de 2025, deve ser um dos muitos a deixar o Brinco nos próximos dias. A reformulação deve atingir 80% do elenco, segundo o executivo de futebol Rodrigo Pastana.
Neste domingo, pelo menos, o Guarani conseguiu não perder. Assim, manteve o tabu de nunca ter sido derrotado pelo Ceará no Brinco de Ouro. Mesmo assim, os visitantes fizeram festa em uma rodada dramática que definiu as últimas três vagas à Série A. Mirassol e Sport também subiram. O Santos já havia conquistado o título e o acesso por antecipação.
Para retornar à elite sem depender de outros resultados, o Ceará precisava da vitória. E foi para o intervalo fora do G4 em razão do Sport ter saído na frente do Santos na Ilha do Retiro.
Na segunda etapa, a torcida cearense fez a festa após Talisson balançar as redes aos 35’, mas o lance foi anulado pelo VAR, que flagrou impedimento. Em seguida, no entanto, o Goiás fez 1 a 0 sobre o Novorizontino e o resultado recolocava o Ceará no G4. Com a derrota da equipe paulista em Goiânia confirmada, o Vozão comemorou.
Confusão
O episódio lamentável em Campinas foi a briga entre torcedores registrada em vídeo publicado nas redes sociais antes do jogo. As imagens mostram torcedores do Ceará avançando com violência no portão de entrada do Brinco de Ouro e a Polícia Militar reagindo com bombas. Pelo menos um torcedor bugrino ficou ferido.
FICHA TÉCNICA
GUARANI 0 X 0 CEARÁ
GUARANI
Fred Conte; Yan Henrique (Pacheco), Matheus Salustiano, Lucas Adell e Jeferson; Gabriel Bispo, Heitor (Léo Porfírio), Anderson Leite (Marlon), Matheus Bueno e Luan Dias (Pierre); Caio Dantas. Técnico: Allan Aal
CEARÁ
Bruno Ferreira; Rafael Ramos, João Pedro, David Ricardo e Matheus Bahia; Lourenço (De Lucca), Richardson e Lucas Mugni (Barceló); Aylon (Recalde), Erick Pulga e Lucas Rian (Talisson). Técnico: Léo Condé.
Público: 3.810.
Renda: R$ 294.890,00.
Local: Brinco de Ouro.
Juiz: Paulo Cesar Zanovelli da Silva.
Cartões amarelos: Luan Dias, Heitor, Matheus Bueno, David Ricardo.