Se vencer o Dérbi 212, neste sábado (11), no Moisés Lucarelli, o Guarani pode encerrar a temporada com um feito inédito entre os clubes brasileiros.
É que o triunfo não apenas garante o acesso à Série B como também sua classificação à final da Série C, na qual terá a chance de ganhar o título e se tornar o primeiro time campeão das três principais séries no Campeonato Brasileiro.
O Guarani foi campeão da Série A em 1978, da Série B em 1981 e bateu na trave em 2016 na Série C, ficando com o vice-campeonato.

Relembre abaixo cada uma das conquistas
Campeão da Série A
Único clube do Interior campeão brasileiro da Série A, o Guarani conquistou o maior título de sua história ao vencer o Palmeiras por 1 a 0, no Morumbi, e repetir o placar no Brinco de Ouro. A festa no dia 13 de agosto de 1978 consagrou nomes como Careca, Renato e Zenon e uma equipe jovem e talentosa liderada pelo experiente volante Zé Carlos. Comandante do time, o saudoso técnico Carlos Alberto Silva tem um busto em sua homenagem no Brinco de Ouro.
Campeão da Série B
Em um período de reformulação, o Guarani conquistou em 1981 a Taça de Prata, o equivalente a Série B atual. Na decisão, contra o Anapolina, o Bugre superou o adversário por 4 a 2, em Anápolis, e empatou por 1 a 1, no Brinco. Careca ainda fazia parte da equipe alviverde, que tinha também como destaque Jorge Mendonça.
Vice-campeão da Série C
Depois de conquistar o acesso e a vaga na final em viradas sobre o ASA-AL e ABC-AL, respectivamente, em duelos de mata-mata, o Guarani enfrentou o Boa na decisão. A primeira partida foi no Brinco, onde o adversário arrancou o empate por 1 a 1. Depois, em casa, a equipe mineira venceu por 3 a 0 e conquistou o título. O ídolo Fumagalli era o principal nome do time alviverde.
O único
O Sampaio Corrêa é o único clube a vencer três divisões nacionais no futebol brasileiro. Mas o time maranhense conquistou as séries B, C e D. Na atual temporada, a equipe disputou a Série D, foi eliminada precocemente e corre o risco de ficar sem divisão em 2026.