A esperança que ainda resta ao Guarani para escapar do rebaixamento passa pelo jogo atrasado da 23ª rodada, que será disputado nesta quarta-feira (9), às 20h, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, contra o Botafogo. Uma vitória não tira o Bugre da lanterna, mas renova a confiança da equipe pela permanência na Série B nesta reta final. Já uma derrota ou até mesmo um empate aumentará o risco de queda, que hoje já é de 95,8% a nove jogos do fim da competição.
O duelo é o segundo confronto direto seguido do Guarani na parte de baixo da tabela. No primeiro, sábado (5), o time perdeu do então penúltimo colocado Ituano, em Itu, por 1 a 0. Agora, volta a jogar fora de casa na busca da reabilitação e da sobrevida na Série B. Com 25 pontos, o Bugre está a sete do Botafogo, que abre o Z4, e a oito do Paysandu, primeiro adversário fora do grupo dos desesperados.

Na próxima rodada, o Guarani volta a jogar no Brinco de Ouro. Na segunda-feira (14), recebe o CRB, que também tenta fugir das últimas colocações.
O Guarani tentará nesta quarta a sua segunda vitória fora de casa na competição. Depois de golear a Chapecoense por 4 a 0, em agosto, em Chapecó, o Bugre perdeu três partidas seguidas longe do Brinco de Ouro e agora busca quebrar a sequência negativa. Para isso, o técnico Allan Aal espera que alguns jogadores recuperem a confiança.
Após o duelo em Itu, ele afirmou que falta convicção nas finalizações e nas jogadas ofensivas. “Precisamos acreditar mais”, afirmou.
A equipe não ganha e nem marca gol há três jogos consecutivos, incluindo nessa série um empate por 0 a 0 com o Avaí, em Campinas.
Outra aposta do treinador para a reviravolta é no retorno de atacantes recuperados de lesão. Airton e Marlon Douglas estão afastados há seis e cinco rodadas, respectivamente, e a expectativa é de que em Ribeirão ambos possam participar de pelo menos parte do duelo. A escalação titular, no entanto, deve ser a mesma da última partida.
No Botafogo, o técnico Márcio Zanardi pede o apoio dos torcedores para que o time deixe a zona de rebaixamento.
“Não é hora de apontar o dedo. Precisamos criar uma sinergia”, afirmou. Com problemas de suspensão e lesão, o técnico fará mudanças na formação que perdeu da Ponte Preta na última rodada.
Confira a provável escalação do Guarani:
Pegorari; Pacheco, Douglas Bacelar, Matheus Salustiano e Emerson; Gabriel Bispo, Matheus Bueno e Luan Dias; Marlon Maranhão (Airton) (Marlon Douglas), Caio Dantas e João Victor. Técnico: Allan Aal.











