Depois de encerrar o primeiro turno da Série B na lanterna, com 11 pontos, o Guarani vai iniciar a segunda metade da competição pressionado para evitar o rebaixamento. O risco de queda é de 99%, segundo o site Chance de Gol, e o Bugre terá de fazer uma “campanha de acesso” em busca da salvação. O “novo campeonato” para o Guarani começa segunda-feira (12), diante do Vila Nova, no Brinco de Ouro.
Levando em conta a média da pontuação alcançada pelo primeiro time fora do Z4 dos últimos quatro campeonatos, o Guarani terá de chegar, pelo menos, entre 43 e 45 pontos para garantir a permanência na divisão. Como tem 11 hoje, precisará somar no mínimo 32 nos 19 jogos que terá pela frente, um aproveitamento de 56%. A pontuação é a mesma do terceiro colocado Mirassol atualmente. A equipe paulista tem 9 vitórias, 5 empates e 5 derrotas.
As estatísticas, no entanto, são rechaçadas pelo clube. Em sua apresentação no Brinco de Ouro, no dia 10 de julho, o executivo de futebol, Rodrigo Pastana, disse que não é adepto de projeções.
“Não adianta falar que temos de somar 40 pontos, 42, 44… Ninguém tem bola de cristal”, justificou. “O principal é pontuar, seguir jogo a jogo e procurar não perder a partir de uma consistência defensiva. Nesse processo, aos poucos, obtendo segurança e corpo, as manobras ofensivas vão acontecendo e os resultados começam a aparecer naturalmente.”
Desde a chegada de Pastana, o Guarani obteve uma vitória, dois empates e duas derrotas.
Contratado em 2022 para também tentar salvar o Guarani do rebaixamento, o executivo lembra que, na ocasião, a equipe levou alguns jogos para começar a engrenar. O objetivo da permanência na divisão foi alcançado até com sobras, mas o desafio atual é muito maior. Há dois anos, o time encerrou o primeiro turno com sete pontos a mais do que tem hoje.
Depois de perder na sua estreia, o técnico Allan Aal fará na segunda o seu primeiro jogo diante da torcida. Ele deve promover uma única mudança em relação à equipe derrotada pelo Ceará, por 3 a 1, em Fortaleza. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o volante Gabriel Bispo pode ser substituído por Lucas Araújo.







