A último encontro do Guarani na Série C com o ABC, adversário no próximo sábado (16), às 19h30, em Natal, entrou para a história do clube campineiro. Há 9 anos, em um duelo de mata-mata pela semifinal, o Bugre conseguiu uma virada espetacular sobre a equipe potiguar e garantiu sua participação na final da competição. O duelo aconteceu em 2016, na última participação bugrina na terceira divisão nacional. Na época, a forma de disputa era diferente da atual.
Antes de enfrentar o ABC, o Guarani passou pelo ASA e conquistou o acesso – os quatro classificados para a semifinal subiam. Mas também não foi fácil e o confronto de mata-mata ficou marcado pela emoção. O Bugre perdeu em Arapiraca-AL por 3 a 1 e para retornar à Série B precisava ganhar por três gols de diferença em Campinas.
Uma semana depois, no Brinco, diante de um público de quase 13 mil torcedores, os donos da casa superaram a pressão e conseguiram reverter a desvantagem: venceram por 3 a 0, garantindo a festa da torcida.
Com o acesso já assegurado, ABC e Guarani se encontraram na semi para decidir a vaga de um dos finalistas. E novamente o torcedor bugino sofreu. O duelo em Natal, em 16 de outubro, foi 4 a 0 para os donos da casa, o que obrigou o Guarani a ganhar por cinco gols de diferença em Campinas. No entanto, o Bugre estava inspirado naquele 23 de outubro e fez mais do que o suficiente para chegar à final: goleou por 6 a 0 e deixou o torcedor em êxtase.
Aos 31 do segundo tempo, Alex Santana marcou o quinto gol do Guarani, o que já garantiria a classificação. Mas quatro minutos depois, Pipico ainda fez o sexto. O nome da partida foi Fumagalli, autor de três gols, um deles de falta. Quem abriu o placar logo aos 8 de jogo foi Leandro Amaro.
Na decisão, o Guarani não conseguiu passar pelo Boa, que depois de empatar por 1 a 1 em Campinas e vencer por 3 a 0 em Varginha ficou com o título.
Realidade atual
Na edição de 2025 da Série C, o reencontro de Guarani e ABC na divisão também não deixa de ser decisivo. Afinal, a três rodadas do fim da primeira fase, ambos precisam da vitória por motivos diferentes. Na antepenúltima colocação com 17 pontos, o ABC luta para escapar do rebaixamento, enquanto o Bugre tem a chance de, pela primeira vez, entrar na zona de classificação.











