Depois de deixar o Brinco de Ouro em meados da Série B do Campeonato Brasileiro de 2024, o técnico Pintado terá o seu segundo encontro com o Guarani na atual temporada. No primeiro duelo, o Bugre conquistou sua maior vitória em 2025. Pela sétima rodada do Campeonato Paulista, Pintado era o técnico do Água Santa, goleado em Campinas por 4 a 0, com todos os gols marcados no primeiro tempo. Hoje, o ex-treinador bugrino é o comandante do Figueirense, adversário do Guarani na próxima segunda-feira (26), no Brinco, às 19h30, pela sétima rodada da Série C.
Pintado foi um dos cinco técnicos que passaram pelo Guarani em 2024, ano da queda para a terceira divisão nacional.
Umberto Louzer, Claudinei Oliveira, Júnior Rocha e Allan Aal completam a lista. O treinador dirigiu a equipe em seis jogos e não conseguiu nenhuma vitória – foram três empates e três derrotas. Depois, comandou o Água Santa, onde também ficou por pouco tempo. O time de Diadema acabou rebaixado no Paulistão.
Agora, em Florianópolis, Pintado assumiu a vaga de Thiago Carvalho, demitido depois de o Figueirense obter apenas um ponto nas três primeiras rodadas. Com o novo treinador, a equipe catarinense tem uma vitória e um empate. Na sua estreia, ficou no 1 a 1 com o Itabaiana, no Sergipe, e o triunfo foi conquistado na última rodada, em cima do Ituano, por 2 a 0, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis. O resultado tirou o Figueira não apenas da lanterna, mas também da zona de rebaixamento. Hoje, ocupa a 16ª colocação, com 5 pontos.
Reforços
No Guarani, a expectativa é de que a equipe mostre evolução depois da fraca apresentação no empate por 0 a 0 com o Floresta, no Ceará. Fora de campo, a diretoria trabalha para adquirir reforços. Depois do lateral direito Cicinho e do lateral esquerdo Vitinho serem anunciados, nomes como o do meia atacante Cássio Gabriel e do atacante Ronaldo, ambos da Ferroviária, além do volante Wellington, livre no mercado, estão no radar.
O clube deve anunciar um pacote de reforços nas duas próximas semanas. O objetivo é qualificar o time, que após seis rodadas briga para sair da zona de rebaixamento. A janela de transferência inicia no dia 2 de junho e se estenderá até 10 do mesmo mês. A última abertura da temporada será de 10 de julho a 2 de setembro.