Chegou o dia tão esperado para o torcedor bugrino. Nesta quinta-feira (24), a partir das 19h, o Guarani enfrenta o Corinthians, na Neo Química Arena, pelas quartas de final do Campeonato Paulista. Vice-líder do Grupo A na primeira fase da competição, com 14 pontos, o Bugre vai a São Paulo pensando na classificação e quer a vitória para voltar à semifinal do Estadual depois de dez anos. Líder do Grupo A na primeira fase, com 23 pontos, o Timão quer o triunfo diante do seu torcedor para se confirmar entre os quatro melhores times do estado e enfrentar o São Paulo na próxima fase.
O duelo entre Corinthians e Guarani será realizado em jogo único. O vencedor garantirá classificação para a semifinal, enquanto o derrotado estará eliminado. Se a partida terminar empatada, a decisão será na disputa de pênaltis.
Para a partida desta noite, a tendência é que o técnico Daniel Paulista mantenha a base da equipe que foi a campo no empate por 0 a 0 com o São Bernardo. A maior dúvida fica entre a manutenção do esquema tático 4-3-3, com Ronald no setor ofensivo ao lado de Júlio César e Lucão do Break, ou o retorno do esquema 4-4-2, com Rodrigo Andrade na vaga de Ronald para fortalecer a marcação no meio-campo.

A dúvida deve ser esclarecida apenas uma hora antes do jogo decisivo.
De olho na decisão contra o Corinthians, a comissão técnica bugrina conta com o retorno do goleiro Maurício Kozlinski, que cumpriu suspensão no empate por 0 a 0 frente ao São Bernardo e novamente fica à disposição. Em contrapartida, o lateral-direito Diogo Mateus segue fora do time se recuperando de lesão de grau 2 na coxa direita. Titular nas últimas partidas, o jovem Mateus Ludke será mantido na escalação.

Julgado pela expulsão na derrota por 2 a 0 frente o Palmeiras, o volante Rodrigo Andrade foi punido com três jogos de suspensão, mas está liberado para o duelo decisivo contra o Corinthians após o departamento jurídico alviverde conseguir efeito suspensivo.
Titular nas três últimas partidas, o volante Madison sofreu pancada no pé esquerdo, mas fica à disposição da comissão técnica pelo fato de nenhuma lesão ter sido constatada. Recuperado de uma indisposição, o também volante Bruno Silva está relacionado para a partida, mas deve começar no banco de reservas.

Ainda com uma dúvida na escalação, o Guarani deve entrar em campo na noite de hoje com Mauricio Kozlinski; Mateus Ludke, João Victor, Ronaldo Alves e Matheus Pereira; Madison, Índio, Rodrigo Andrade (Ronald) e Giovanni Augusto; Júlio César e Lucão do Break.
E o Corinthians?
Vitorioso nas duas últimas rodadas, com direito a goleada por 5 a 0 frente à Ponte Preta e triunfo por 1 a 0 diante do Novorizontino, o Corinthians chega confiante para o duelo desta noite.
Para a partida decisiva, o técnico Vítor Pereira tem cinco desfalques confirmados; o goleiro Ivan, com desconforto no músculo posterior da coxa direita, o lateral-esquerdo Bruno Melo, com lesão no músculo posterior da coxa esquerda, o volante Cantillo, convocado para seleção da Colômbia, o meia Luan, com desconforto no quadril, além do atacante Jô, com desconforto na coxa.
Em contrapartida, o português tem à disposição pela primeira vez o centroavante Júnior Moraes. O atleta brasileiro naturalizado ucraniano foi confirmado como reforço na última semana após deixar o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, em meio aos ataques da Rússia ao país do leste europeu. O jogador começa a partida de hoje no banco de reservas.
Sem imprevistos de última hora, o Corinthians vai entrar em campo com Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Lucas Piton; Du Queiroz, Paulinho e Renato Augusto; Gustavo Mosquito, Willian e Róger Guedes.
Jejum
Na história, Guarani e Corinthians se enfrentaram em 163 partidas, com 39 resultados favoráveis ao Alviverde, 45 empates e 79 triunfos do Alvinegro. Com mando do Timão, assim como será nesta semana, os clubes duelaram em 78 jogos e os números são ruins para a equipe campineira, com 10 vitórias, 22 empates e 46 derrotas.
O último confronto entre Corinthians e Guarani, em São Paulo, ocorreu dez anos atrás, no dia 10 de março de 2012, no Pacaembu, e terminou empatado por 1 a 1, em duelo válido pela 13ª rodada do Campeonato Paulista. O atacante Elton foi o responsável por abrir o placar, e Fumagalli empatou em cobrança de pênalti.
A última vitória do Bugre sobre o Timão, fora de casa, aconteceu no dia 30 de setembro de 2001, por 3 a 0, em partida da primeira fase do Campeonato Brasileiro daquele ano. Os atacantes Léo (duas vezes) e Sinval balançaram a rede do Pacaembu para o Alviverde. Depois desse jogo, as equipes voltaram a se enfrentar em seis jogos realizados em São Paulo, cinco no Pacaembu e um no Morumbi, com quatro vitórias do Corinthians e dois empates.
O confronto desta quinta-feira (24) será o primeiro entre os clubes realizado na Neo Química Arena, construída para a Copa do Mundo de 2014.
O último confronto entre Guarani e Corinthians foi realizado no dia 11 de abril de 2021, no Brinco de Ouro da Princesa, pelo Campeonato Paulista, e terminou com vitória alvinegra por 1 a 0, com gol marcado pelo jovem atacante Cauê.
Antes disso, no dia 23 de janeiro de 2019, os clubes também se enfrentaram em Campinas pelo Estadual, e o Alviverde conquistou vitória por 2 a 1, com gols do atacante Diego Cardoso e do meia Rondinelly. O centroavante Gustavo descontou para o adversário.