Não é apenas o Guarani que encara a partida deste sábado (9), contra o Ypiranga, no Brinco de Ouro, como decisiva. O adversário chega para o confronto com o mesmo espírito. Afinal, a equipe gaúcha está há cinco partidas sem ganhar e pode deixar o G8 da Série C em caso de derrota em Campinas. Para tentar a reação, o clube trabalha com alguns fatores motivacionais e o principal deles, curiosamente, estará no banco do Guarani durante o duelo.
O técnico bugrino Matheus Costa vai reencontrar o Ypiranga 13 dias depois de deixar o clube e trocá-lo pelo Guarani. Nos corredores do Estádio Colosso da Lagoa, o pedido de demissão não foi bem aceito por parte da direção e dos jogadores, de acordo com a imprensa gaúcha.
Em entrevistas, o treinador enfatizava estar fechado com o projeto do Ypiranga, mas pegou o grupo de surpresa ao anunciar sua saída. Diante do contexto, os atletas estão motivados para dar uma resposta e surpreender o Guarani.
“Claro que os jogadores estão muito cientes de como aconteceu (a saída do técnico Matheus Costa) e porque aconteceu, então eu tenho certeza que isso será um gás a mais para enfrentarmos o Guarani”, disse o gerente de futebol, Tales Manhabosco, em declaração publicada pelo site gauchazh. “Estamos trabalhando muito bem a questão do vestiário e dos treinos da semana. É uma final que pode ter um sabor diferente.”
Em sua saída do Ypiranga, no dia 27 de julho, um dia antes de ser apresentado no Brinco, Costa publicou uma mensagem na qual agradecia e elogiava a diretoria e elenco. Pelo teor da publicação, ficou a impressão de que a troca havia acontecido dentro de um clima de paz. Ele estava no clube gaúcho desde outubro do ano passado.
“Quero, antes de tudo, agradecer profundamente a cada atleta que esteve ao nosso lado neste período. Foi um privilégio dividir o dia a dia com um grupo tão comprometido, profissional e disposto a superar desafios. Vocês foram os grandes protagonistas da nossa trajetória e merecem todo o reconhecimento”, escreveu o treinador, que deixou o clube dentro do G8.
“Agradeço também à diretoria do clube pela confiança e pela oportunidade de liderar este projeto, que nos presenteou com momentos marcantes, como a conquista da Taça Farroupilha e o excelente início na Série C, fruto de muito trabalho, entrega e união”.
Costa chegou ao Brinco na semana do Dérbi 210. E depois do empate por 1 a 1 no Moisés Lucarelli, o desafio do treinador será encerrar o jejum de cinco jogos sem vitória do time e reaproxima-lo da zona de classificação a quatro rodadas do fim da primeira fase.
Para o duelo deste sábado, uma vantagem para os donos da casa é que o treinador conhece bem o adversário, agora treinado por Raul Cabral. Na estreia do novo técnico, na rodada passada, o Ypiranga perdeu em casa para o líder Caxias por 1 a 0.











