A Guarda Municipal de Campinas apreendeu mais de 1,3 mil fogos de artifício no Jardim Florence e dispersou um fluxo com cerca de 2,5 mil pessoas no Parque Oziel durante ações da Operação Ano Novo, realizadas entre a noite de quarta-feira (31) e a madrugada desta quinta-feira (1º), em diferentes pontos da cidade.
No Jardim Florence, por volta das 23h50 da véspera de Ano Novo, na Avenida Nelson Ferreira de Souza, as equipes identificaram uma aglomeração de aproximadamente mil pessoas, com indícios do início da queima de fogos. A Guarda interveio e impediu a soltura do material.
Um homem se apresentou como responsável pelo evento e foi autuado administrativamente, com multa no valor de R$ 2.440,00, correspondente a 500 Unidades Fiscais de Campinas (UFICs). Ao todo, foram apreendidos 1.368 rojões, um morteiro e 24 rojões de vareta, que foram encaminhados à Setec.
Já no Parque Oziel, durante patrulhamento, os agentes constataram um fluxo estimado em cerca de 2,5 mil pessoas.
Segundo a Guarda Municipal, a equipe foi recebida de forma hostil, com arremesso de pedras, paus e garrafas de vidro, sendo “necessário o uso de equipamentos não letais com o objetivo de manter e restabelecer a ordem pública no local”. Ainda de acordo com a corporação, sete veículos foram autuados, dos quais seis acabaram removidos, com a adoção das medidas administrativas cabíveis.







