Há 43 anos, em 19 de maio de 1982, a Ponte Preta conquistava sua mais expressiva vitória na excursão ao Exterior. Batia a Seleção de El Salvador, que estava finalizando seus preparativos para a Copa do Mundo da Espanha, por 3 a 0, gols anotados por Osvaldo, Castillo (contra) e Abel.
O time campineiro estava aproveitando o intervalo entre o Brasileirão e o Paulistão para uma série de setes amistosos. Já havia vencido o Serrano, da Bahia, por 1 a 0, dia 4 de abril, gol de Toninho, e empatado com o Blooming, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, sem gols.
Foram dois amistosos com a seleção de El Salvador, sendo que o primeiro, dia 16 de abril, terminou 2 a 2, com gols de Zé Mário e Abel.
Na volta ao Brasil, a Macaca ainda teve tempo para enfrentar o São Bento (0x1), de Sorocaba, o Taubaté (2×3) e o Rio Branco (1×0). Naquele ano, terminaria o Estadual em quarto lugar, abaixo apenas do Corinthians, São Paulo e Palmeiras.
O time-base da Ponte nestes amistosos de intertemporada era formado por Luiz Henrique, Edson, Valdir, Nenê Santana e Everaldo; Silvio, Zé Mário e Dicá; Osvaldo, Toninho e Abel. O técnico era o eterno volante Wanderley Paiva.
AMISTOSOS 1982
04/abr – Ponte 1×0 Serrano-BA
13/mai – Ponte Preta 0x0 Blooming-BOL
16/mai – Ponte 2×2 Sel. El Salvador
19/mai – Ponte Preta 3×0 Sel. El Salvador
06/jun – Ponte 0x1 São Bento
10/jun – Ponte 2×3 Taubaté-SP
27/jun – Ponte Preta 1×0 Rio Branco-SP











