O Centro de Doenças Tromboembólicas (CDT) do Hemocentro da Unicamp está convidando pacientes que tiveram diagnóstico de trombose venosa profunda nas pernas nos últimos 30 dias para participar de uma pesquisa.
O CDT desenvolve três grandes registros epidemiológicos sobre a incidência de trombose venosa em pacientes adultos, pediátricos e oncológicos. O acompanhamento de centenas de pacientes vinculados à pesquisa está sendo realizado em 11 hospitais no estado de São Paulo e pretende desenvolver novos protocolos de atendimento e políticas públicas para prevenção e tratamento da trombose. O chamamento para voluntários é referente ao registro de trombose venosa aguda em pacientes adultos.
Para participar, os pacientes vão realizar uma entrevista, coletar exame de sangue e um ultrassom da perna ou braço afetado. Após a inserção na pesquisa, eles serão acompanhados à distância, por profissionais da saúde, por um período de até dois anos.
Quem tiver interesse em se voluntariar pode tirar dúvidas através do WhatsApp (19) 98610-4278.
“Esse registro vai gerar dados importantíssimos, uma vez que nós não conhecemos o perfil dos pacientes com trombose no Brasil. Através desses dados, nós poderemos melhorar o tratamento, a jornada do paciente que apresenta esse diagnóstico e interferir com políticas públicas que podem favorecer os pacientes”, afirma a médica Joyce Annichino, coordenadora do CDT, reforçando a importância do estudo para a ciência e a saúde pública brasileiras.
Além disso, a médica salienta a importância da participação para os próprios pacientes voluntários. “Você não vai ser uma cobaia, muito pelo contrário. Você vai vir, contar sua história, nós faremos exames de sangue, que podem identificar alterações que talvez você nem tenha conhecimento. Além disso, faremos um seguimento, para que você possa prevenir ou melhorar a síndrome pós-trombótica, que é uma complicação grave da trombose venosa, e também evitar novos episódios de trombose”, afirma.











