Tímido. Assim ficou o hipopótamo Dinho durante a comemoração de seus 19 anos, que reuniu centenas de crianças, jovens, adultos e idosos para cantar os parabéns ao mamífero na manhã deste sábado, 20 de setembro, no Bosque dos Jequitibás. A celebração contou com um bolo de frutas congeladas, além de decoração com balões, faixas e cartazes.
Hoje é um dia especial, tanto por marcar o aniversário de Dinho, quanto pelo evento Bosque Interativo. “A gente quis tornar este dia ainda mais especial pelo fato de o Dinho ser um símbolo para Campinas e para o Bosque. Queríamos torná-lo ainda mais significativo para ele e para a população de Campinas”, afirmou Gabriela Figueiredo, médica veterinária do Bosque.
“Por ser um animal de grande porte, ele sempre foi a atração aqui no Bosque e, após o tratamento dentário ter ganhado tanta repercussão, ficou mais famoso. Por isso decidimos celebrar esta data de um modo especial”, completou Débora Meca, chefe do Bosque.
A música do ‘Parabéns pra Você’, inicialmente prevista para as 10h30, acabou sendo cantada por volta das 11h05, enquanto Dinho ainda estava submerso.
Em um único momento durante a celebração, ele levantou a cabeça, mas logo afundou novamente.
Apesar da timidez, o público aprovou a iniciativa da Prefeitura de Campinas. “Achei interessante celebrar o aniversário do hipopótamo como atração turística. Achei muito bacana a mobilização da cidade em prol dos animais e da natureza. O dia está bonito, e é gratificante celebrar a vida de mais um animalzinho”, comentou Alexsandra da Silva, assistente financeira que veio de São Paulo para visitar a família. “Cheguei às 8h30 com meus netos, que estão muito ansiosos porque amam o Dinho. Contei a história dele para eles e gostamos muito de toda essa preparação”, disse Ana Rosa Cacioli, analista de departamento pessoal.
📷: Toninho Oliveira/Divulgação

Trajetória de Dinho
Dinho nasceu em 20 de setembro de 2006, no Zoológico de Americana. O animal veio para Campinas em 3 setembro de 2008.
Recentemente, Dinho ganhou destaque nacional ao passar por um procedimento odontológico, no dia 14 de julho, para o tratamento de canal de dois dentes incisivos. O procedimento, que é raro para a espécie, foi um sucesso e Dinho agora se alimenta bem e está feliz, sem dor de dente.











